"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

Há esperança para os que ouvem e obedecem aos sábios conselhos da Palavra.

Provérbios 13: 13
 “O que despreza a palavra perecerá, mas o que teme o mandamento será galardoado”.

Lamentavelmente nos deparamos diariamente com pessoas que, por hora, se afastaram da presença de Deus por razões insignificantes. Sempre dizemos que este é o momento mais propício para o diabo agir, pois a verdadeira intenção de Satanás é ceifar as vidas que estão sem comunhão com o seu Criador. Para Satanás não há “lucro” nenhum matar um crente, isso para ele é uma derrota, mas, em contrapartida, toda vez que a vida de alguém que ainda não tem a Jesus como Senhor e Salvador é ceifada, nesse caso, infelizmente, é uma vitória para ele.

A lição desta semana serve para nos despertar de um perigo iminente e fatal do qual só podem se desviar dele, aqueles que estão ouvindo atentamente a voz do Espírito Santo e o que Ele está dizendo às igrejas nestes últimos dias. A exemplo do que aconteceu com o rei Joás, devemos estar atentos para que não venha a acontecer conosco o que ocorreu a ele. Ainda que ter uma “âncora” espiritual seja algo que nos impulsione e nos induza a sermos mais dedicados e zelosos com a obra de Deus, temos que estar vigilantes para que, se algo vier a acontecer com a “nossa âncora”, nós não afundemos junto com ela, ou que pela ausência da “âncora” naufraguemos em águas rasas.

Lógico que nosso objetivo não proibir a amizade entre mestre e aluno ou qualquer outro tipo de relação que tem o novo convertido com um crente mais maduro, não é isso! Não estamos proibindo ninguém de admirar o trabalho dedicado do outro, nem tampouco, estamos proibindo que alguém se espelhe em outro crente, o que estamos dizendo é que isso é perigoso. Geralmente (e vivi isso na própria pele) nossos pés resvalam e tropeçamos a ponto de cairmos, quando a pessoa admirada se vai (seja de uma forma ou de outra).

O que o sábio quis dizer neste provérbio é que Deus nosso criador nos conhece, num sentido muito mais amplo do que apenas saber o nosso nome, número de nosso CPF, nosso endereço e etc., o Senhor nos conhece melhor do que nós mesmos e, além disso, Ele nos ama. Por isso, faz sentido ouvir suas instruções e fazer o que Ele recomenda. A Bíblia é a infalível Palavra de Deus para nós e, fazendo uma analogia grotesca, ela é como o manual de instruções. Aqueles que obedecem às instruções divinas, nela reunidas, acertarão e encontrarão o poder que o Senhor concede para que possamos viver com integridade neste mundo. Aqueles que ignoram a Palavra sofrerão com confusões, acidentes e fracassos.

Em suma, se virmos a Bíblia como um “manual de instruções” para a nossa bem sucedida caminhada neste mundo, então porque desprezamos uma orientação tão clara e óbvia como essa? – “Assim diz o Senhor: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do Senhor!”

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.

Compartilhar

One thought on “Há esperança para os que ouvem e obedecem aos sábios conselhos da Palavra.

  • Pr Rafael Cajé

    Me lembrei da frase do Rev Billy Graham

    Toda vez que o homem pensa em navegar para longe de Deus, o diabo tem sempre um barco pronto.

    Billy Graham

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.