"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

A desobediência à sã doutrina.

II João 1: 9
 “Todo aquele que prevarica e não persevera na doutrina de Cristo não tem a Deus; quem persevera na doutrina de Cristo, esse tem tanto o Pai como o Filho”.

Os falsos ensinadores sempre foram um problema perigoso para a Igreja, e por esta razão João nos escreveu advertindo sobre o fato de não demonstrarmos hospitalidade aos falsos ensinadores pode soar como severa e sem amor para muitas pessoas hoje. Contudo, estes homens estavam ensinando uma heresia que poderia comprometer seriamente muitos crentes por toda a eternidade. Seguir a palavra de Deus, a Bíblia, é essencial para a vida cristã viva, porque Deus é a Verdade. Os verdadeiros seguidores de Cristo obedecem constantemente à sua verdade. Para ser leal ao ensinamento de Cristo devemos procurar conhecer a Bíblia.

Devemos estar alerta contra os líderes religiosos que não são verdadeiros em relação ao ensino de Cristo (ensinam aquilo que não está em conformidade com a Bíblia Sagrada). Não devemos estar coadunados com a divulgação de seus falsos ensinos. Não podemos, nem como bajulação, encorajar aqueles que se opõem a Cristo. Evidentemente, que o “opor-se” a Cristo, não se trata de ir contra a pessoa de Cristo, mas contra os Seus ensinos. Devemos nos afastar-se educadamente (quando isso for possível) da associação com os falsos lideres. Estejamos conscientes do que está sendo ensinado em nossa igreja.

Nos tempos de João, muitos falsos ensinadores ensinavam que o espírito era bom e a matéria era maligna: por esta razão alguns alegavam que Jesus não poderia ter sido tanto Deus como homem. Com muita firmeza, João adverte contra este tipo de ensino. Ainda existem muitos falsos ensinadores que divulgam uma compreensão antibíblica a respeito de Jesus. Esses ensinadores são perigosos, porque distorcem a verdade e minam os fundamentos da fé crista. Podem até mesmo usar as palavras certas, porém mudam os seus significados. O modo como os ensinadores vivem mostra muito a respeito daquilo em que creem a respeito de Cristo.

O falso ensino é algo sério, e não pode ser ignorado sob nenhuma hipótese. É tão sério que João escreveu esta carta para advertir os crentes contra ele. Existem tantos falsos ensinos em nosso mundo que podemos ser tentados a ignorar ou tratar como insignificantes e inofensivos muitos deles, porém, em vez disso, devemos perceber os perigos que estes oferecem e ativamente nos recusar a dar qualquer apoio às heresias. O crente tem que entender que, biblicamente, apoiar nem sempre fala de ser participante ativo, mas, tão somente, o simples fato de não demonstrarmos nenhum repúdio aos falsos ensinos, está, implicitamente, demonstrando apoio ou, no mínimo, conivência.

Pode parecer rude destratar as pessoas, ainda que estejam ensinando heresias, mas é bem melhor ser fiel a Deus do que ser meramente cortês para com as pessoas.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.