"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

A Palavra de Deus é a verdade que santifica.

João 17: 17
 “Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade”.

A Bíblia é a mensagem clara, objetiva, entendível, completa e amorosa de Deus, cujo alvo principal é, pela persuasão do Espírito Santo, levar-nos à redenção em Jesus Cristo. Nós a interpretamos sob a orientação do Espírito Santo, observando as regras gramaticais e o contexto histórico e literário. A Bíblia fornece-nos, ainda, o conhecimento essencial e indispensável à nossa comunhão com o Pai Celeste e com o nosso próximo. Assim sendo, não necessitamos de uma nova revelação extraordinária ou pretensamente canônica para a nossa salvação e o nosso crescimento espiritual. O próprio Deus ordena que conservemos íntegra a sua Palavra – ‘Nada acrescentareis à palavra que vos mando, nem diminuireis dela, para que guardeis os mandamentos do SENHOR, vosso Deus, que eu vos mando’. O livro de Provérbios reafirma a inteireza e a pureza da Bíblia Sagrada – ‘Toda palavra de Deus é pura; escudo é para os que confiam nEle. Nada acrescentes às suas palavras, para que não te repreenda, e sejas achado mentiroso”.

Entre as muitas coisas que aprendemos na Bíblia, estamos conscientes de que Deus é o soberano Criador de tudo o que existe. Absolutamente nada do que existe em todo e qualquer canto do universo está fora do seu controle. Nela aprendemos que Deus é amor, que seu caráter é imutável por toda a eternidade, que Ele é santo em todos os sentidos, e que só Ele é digno de louvor e glória. Também aprendemos que somos pecadores, carentes de reconciliação com Deus, e que esta reconciliação só vem mediante a fé no Filho de Deus, que pagou nossa dívida na cruz.

Visto que a Bíblia trata de questões tão sérias como essas, devemos ter o máximo cuidado para entender adequadamente os seus ensinos. Compreender mal ou aplicar mal a Bíblia pode levar a erros graves. Então, nada mais prudente de que, ao lançarmos mão da Bíblia para estudo ou simplesmente leitura, convidemos o Espírito Santo para nos ensinar a, também, por em prática diária os ensino em nossa vida diária.

A Bíblia é chamada “inspirada” não por causa de seu modo sobrenatural de transmissão mediante autores humanos, mas por causa de sua origem. Não é meramente um livro sobre Deus; ela é um livro proveniente de Deus. Por isso, a Igreja confessa sua confiança e certeza de que a Bíblia é a verdadeira “voz de Deus”.

A Bíblia é um livro normativo. Uma norma é um padrão, um instrumento de medir pelo qual as coisas são julgadas. Nós podemos usar muitos padrões menores para regular nossa vida, mas todas essas normas precisam estar subordinadas às Escrituras. Ser a “Norma das normas” é ser a norma suprema, o padrão pelo qual todas as demais normas são medidas. Como Jesus é exaltado como o Senhor dos senhores e o Rei dos reis, assim nós nos submetemos à sua Palavra como a Norma das normas, o padrão da verdade e a única legislação para o povo de Deus.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Declaração de Fé das Assembleias de Deus (pág. 18)
– Bíblia de Estudo de Genebra

Compartilhar

One thought on “A Palavra de Deus é a verdade que santifica.

  • Marlucia Amaral de Souza Figueredo

    DEUS seja louvado para sempre…
    Sua palavra é Fiel sempre…

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.