Deus é a fonte de toda a verdadeira sabedoria.

Provérbios 2: 6
 “Porque o Senhor dá a sabedoria, e da sua boca vem o conhecimento e o entendimento”.

Conhecimento é o ato de conhecer, é ter ideia ou a noção de algo através de informações que lhe são apresentadas. O conhecimento é formado por três elementos básicos: o sujeito (ou cognoscente) que é a pessoa capaz de obter o conhecimento; o objeto (ou cognoscível), que é o quê ou aquilo que se pode conhecer; e, a representação, que é o entendimento do objeto pelo sujeito. Há também duas teorias principais que explicam a origem do conhecimento, ou seja, como ele surge: O empirismo explica que o conhecimento é adquirido a partir da experiência, do contato do sujeito com o mundo; e, o racionalismo explica que todo conhecimento vem através da razão, do simples ato de pensar.

Sabedoria é o substantivo feminino que é a característica de uma pessoa sábia e que significa um conhecimento extenso e profundo de várias coisas ou de um tópico em particular. A sabedoria muitas vezes é indicativo de uma pessoa instruída, que tem muito juízo, bom senso e se comporta com retidão. A sabedoria pode vir de várias fontes, porém, no nosso caso, como se trata da sabedoria divina, ela é proveniente exclusivamente de Deus.

A Bíblia coloca a sabedoria no âmbito da prática e o nosso modelo para esse tipo de sabedoria é Deus. A sabedoria reúne o conhecimento da verdade com a experiência do cotidiano. A sabedoria como conhecimento pode capacitar a pessoa a encher sua mente com uma enorme quantidade de fatos, mas sem qualquer entendimento do seu significado ou aplicação. A verdadeira sabedoria, porém, orienta.

O conhecimento que Deus possui dá-lhe o discernimento de tudo quanto existe e que poderá vir a existir. Tendo em vista o fato de que Deus existe por si mesmo, seus conhecimentos estão além de nossa simples imaginação; são ilimitados – “Grande é o nosso Senhor e de grande poder; o seu entendimento é infinito”. Ele aplica com sabedoria o Seu conhecimento. Todas as obras das Suas mãos são feitas pela Sua grande sabedoria – “Ó Senhor , quão variadas são as tuas obras! Todas as coisas fizeste com sabedoria; cheia está a terra das tuas riquezas”, e assim Ele pode tirar ou colocar reis, mudar os tempos e estações, conforme lhe parecer bem.

Deus deseja que participemos de sua sabedoria e de seu conhecimento a fim de podermos conhecer os seus planos a nosso respeito, para podermos viver no centro de sua vontade – “Para que os seus corações sejam consolados, e estejam unidos em amor e enriquecidos da plenitude da inteligência, para conhecimento do mistério de Deus — Cristo, em quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência”.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– www.significados.com.br/conhecimento/sabedoria/
– Teologia Sistemática, Stanley Horton
– A Bíblia através dos Séculos, Pr. Antônio Gilberto

Compartilhar

One thought on “Deus é a fonte de toda a verdadeira sabedoria.

  • 3 de fevereiro de 2022 em 08:51
    Permalink

    A palavra de Deus é infinita em sabedoria e conhecimento. Que sejamos sábio e cada vez mais conhecedor da palavra do Senhor , e jamais andaremos errante. GRAÇA E PAZ. BOM DIA.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.