A pessoa temente a Deus recebe honra.

Provérbios 31: 30
 “Enganosa é a graça, e vaidade, a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa será louvada”.

Um dos grandes problemas que essa geração de crentes enfrenta, é o fato de terem sido inculcados com o falacioso ensino de que Deus vai honrar (por em posição de destaque, seja na vida pública ou na igreja) algumas pessoas apenas por uma questão de capricho. Evidentemente, que o verdadeiro crente não nutre no coração nenhum sentimento com essas características, ele sabe e espera que a honra que lhe é prometida, embora possa acontecer no plano secular, aponta para o que acontecerá no Céu – “Portanto, qualquer que me confessar diante dos homens, eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus”. Existe honra maior que essa, para um reles ser humano receber?

O que temos contemplado nesta ultima geração de crentes é um desenvolvimento inconsistente com as doutrinas bíblicas, gerando pessoas que estão cada vez mais dedicadas às instituições em lugar do Reino de Deus; pessoas que estão mais satisfeitas com discursos motivacionais e menos receptivas para com a Palavra de Deus; pessoas que buscam afoitamente a longevidade, mas que não estão preocupadas com a eternidade. Porém o Senhor nos adverte sobre onde devemos depositar nossa esperança – “Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens”.

A dificuldade que alguns irmãos enfrentam ao ler a Bíblia está na questão de interpretarem tudo de forma literal e, além disso, querem tomar os personagens bíblicos como exemplos para suas vidas. Por exemplo, em Provérbios, muito é revelado sobre as mulheres e, algumas pessoas pensam que a mulher ideal é aquela que vive no lar e tem uma atitude bastante abnegada e servil. Mas a mulher descrita neste capítulo além de ser uma excelente dona de casa, esposa e mãe zelosa, fabrica, importa e vende produtos, faz tapeçaria e confecciona roupas para sua família, gerencia seus recursos financeiros, compra e vende imóveis, planta e colhe sua lavoura. Porém sua força e dignidade não vêm de suas surpreendentes realizações: são o resultado de uma vida reverente a Deus.

Em nossa sociedade, onde a beleza física conta tanto, podemos surpreender-nos ao perceber que a aparência da mulher virtuosa não é mencionada. A causa de ser atraente é exclusivamente atribuída ao caráter dela. A mulher descrita neste capítulo tem habilidades excelentes. A posição social de sua família é elevada. Isso pode indicar que não se trata não de uma mulher, mas de um ideal de mulher. Assim, não convém aos homens imaginar que conseguirão uma esposa com todos esses atributos, nem ás mulheres tentar imitar esse modelo em todos os detalhes; seus dias não são suficientemente longos para fazer todas as atividades dela: Veja-a como uma inspiração para você ser tudo o que puder ser. Talvez não possa ser como ela, mas pode aprender com seu trabalho, integridade e desenvoltura.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.

Compartilhar

4 thoughts on “A pessoa temente a Deus recebe honra.

  • 24 de fevereiro de 2022 em 08:57
    Permalink

    Excelente comentário!👏👏
    Necessária observação para os nossos dias !

    Fique na paz do Senhor ! Deus abençoe !

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.