"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

A fé é provada como o ouro é provado pelo fogo.

I Pedro 1: 7
 “Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória na revelação de Jesus Cristo”.

A nossa fé é provada em tribulações e aflições. Não que Deus queira saber o quanto temos fé, pois isso já é do conhecimento dEle, mas as provações servem para nos despertar para a real condição espiritual que estamos vivendo, pois, o julgamento que fazemos de nós mesmos, geralmente, está equivocado quanto à nossa devoção. Dizer que tem fé sem ter que provar sua intensidade é muito fácil. É o mesmo que dizer que dominamos determinado assunto sem ter que por a prova o quanto sabemos, na realidade, sobre tal assunto.

Contextualmente, o versículo acima está inserido num assunto que Pedro enfatizou na primeira carta escrita por ele. Naqueles dias havia uma perseguição sem precedentes aos crentes/ cristãos e, por que eles eram o alvo da perseguição? Eles se recusavam a adorar o imperador como um deus e, desse modo, eram vistos como ateus e traidores. Eles se recusavam a adorar nos templos pagãos, e por esta razão o negócio rentável desses empreendimentos idólatras declinava financeiramente onde quer que o cristianismo fosse difundido. Eles não apoiavam os ideais romanos de interesse próprio, poder e conquista; e os romanos desprezavam o ideal cristão do serviço auto sacrifical. Os crentes expunham e rejeitavam a terrível imoralidade da cultura pagã.

Quando Pedro fala das provações, não se refere aos desastres naturais ou a experimentar os castigos de Deus, mas à resposta de um mundo incrédulo ás pessoas de fé. Todos os crentes enfrentam tais provações quando deixam sua luz brilhar na escuridão. Devemos aceitar as provações como parte do processo de “depuração” que elimina as impurezas e nos prepara para nos encontrarmos com Cristo. Estas provações nos ensinam a paciência – “E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações, sabendo que a tribulação produz a paciência; e a paciência, a experiência; e a experiência, a esperança” e ajudam a nos tornarmos o tipo de pessoas que Deus deseja que sejamos.

Quando o ouro é derretido, as impurezas flutuam na superfície e podem ser separadas. O aço é “temperado” ou fortalecido quando aquecido no fogo. Nossos sofrimentos são como o fogo que purifica o ouro e o faz brilhar. Mas muito mais valioso que o ouro é o sangue de Jesus, que nos comprou. Por causa desse preço, fomos libertos da vida inútil que herdamos dos nossos antepassados. Viver para ser minimamente feliz, criar uma família e morrer, ainda que se faça tudo o que se tem vontade, é muito pouco. É inútil. Nossa vida tem significado. Fomos separados por Deus para sermos seu povo. As nossas provações, lutas e perseguições refinam e fortalecem a nossa fé, tornando-nos úteis a Deus.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.
– Bíblia do Semeador.

Compartilhar

One thought on “A fé é provada como o ouro é provado pelo fogo.

  • Pr Rafael Cajé

    Deus abençoe sempre…uma benção o comentário de hoje… Muito obrigado.. edificante

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.