"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

A graça de Deus é eficaz para quem crer.

Marcos 16:16; João 6:47
 “Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado”.
 “Na verdade, na verdade vos digo que aquele que creem mim tem a vida eterna”.

Como já disse um notável pregador da Palavra de Deus, fé não é um interruptor liga/desliga que acionamos quando bem desejamos. Ou cremos ou não cremos. A dúvida é um claro e evidente sinal da falta de fé. Se o próprio Senhor Deus nos diz que a Sua graça é o suficiente para nós em todas as questões da vida, então, não há nenhuma razão para acrescentarmos a ela o nosso esforço. Ora, se cremos que a graça de Deus é o bastante para nos livrar de qualquer condenação porque, então, vivemos ansiosos, aflitos e preocupados se o nosso comportamento é irrepreensível diante do Senhor?

 O conceito de fé na dispensação da Graça envolve crer e confiar firmemente no Cristo crucificado e ressurreto como nosso Senhor e Salvador pessoal. Importa em crer de todo coração – “Mas graças a Deus que, tendo sido servos do pecado, obedecestes de coração à forma de doutrina a que fostes entregues”, ou seja, devemos entregar a nossa vontade e a totalidade do nosso ser a Jesus Cristo tal como Ele é revelado no Novo Testamento. Fé inclui arrependimento, desviar-se do pecado com verdadeira tristeza – “Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, da qual ninguém se arrepende; mas a tristeza do mundo opera a morte” e voltar-se para Deus através de Cristo.

A fé inclui obediência a Jesus Cristo e à sua Palavra, como maneira de viver inspirada por nossa fé, por nossa gratidão a Deus e pela obra regeneradora do Espírito Santo em nós – “Ainda que era Filho, aprendeu a obediência, por aquilo que padeceu. E, sendo ele consumado, veio a ser a causa de eterna salvação para todos os que lhe obedecem”. É a “obediência que provém da fé”. Logo, fé e obediência são inseparáveis.

A fé inclui sincera dedicação pessoal e fidelidade a Jesus Cristo, que se expressam na confiança, amor, gratidão e lealdade para com Ele. A fé, no seu sentido mais elevado, não se diferencia muito do amor. É uma atividade pessoal de sacrifício e de abnegação para com Cristo – “Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória na revelação de Jesus Cristo; ao qual, não o havendo visto, amais; no qual, não o vendo agora, mas crendo, vos alegrais com gozo inefável e glorioso, alcançando o fim da vossa fé, a salvação da alma”.

A fé em Jesus como nosso Senhor e Salvador é tanto um ato de um único momento, como uma atitude contínua para a vida inteira, que precisa crescer e se fortalecer – “Mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus: aos que creem no seu nome”. Porque temos fé numa Pessoa real e única que morreu por nós, nossa fé deve crescer.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal (pág. 1704, extraído e adaptado)
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.

Compartilhar

2 thoughts on “A graça de Deus é eficaz para quem crer.

  • Fernanda Spengler

    Glória a Deus , q o Senhor continue abençoando sua vida e q cresça cada dia mais o desejo de transmitir a genuína e verdadeira Palavra de Deus.

    Resposta
    • Graça e Paz querida irmã.
      Deus (e somente Ele pode) te abençoe.
      Erivelton Figueiredo

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.