"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

Abraão, um mordomo que agia com justiça.

Gênesis 14:24
 “… salvo tão somente o que os jovens comeram e a parte que toca aos varões que comigo foram, Aner, Escol e Manre; estes que tomem a sua parte.

Ser “mordomo” de Deus é uma função que corresponde à mordomia pela qual nós fomos colocados para executar. No Reino de Deus, essa relação se dá com o crente e a dimensão de sua vida nas esferas espiritual e social. O crente, em Jesus, tem contas a prestar a Deus a respeito do que Ele o chamou a fazer. A mordomia espiritual do crente envolve a prática do amor e o exercício da fé. Mordomia, no sentido bíblico, diz respeito a todo serviço que o crente realiza para Deus e o seu comportamento diante do Pai e dos homens. É a administração dos bens espirituais e materiais, tanto no aspecto individual quanto no coletivo do ser humano.

Na mordomia dos bens materiais, o crente está instruído, do Gênesis ao Apocalipse, que deve trabalhar honestamente para garantir sua sobrevivência financeira. E, desde o Gênesis, após a Queda, o homem emprega esforços, com “o suor” de seu rosto – “No suor do teu rosto, comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado, porquanto és pó e em pó te tornarás”, para obter os bens de que necessita. Evidentemente que existem muitas maneiras de ser bem sucedido sem derramar, para isso, uma gota de suor sequer, mas o que o Senhor quer ensinar é que não devemos viver como “parasitas”, isto é, vivendo às custas do suor de outrem.

Três características que definem um mordomo fiel são a fidelidade, prudência e vocação do Senhor. A nossa fidelidade como mordomos do nosso Deus não se aplica estritamente aos dízimos e ofertas, ela vai para além desta questão. Ela se aplica em sermos fiéis, leais, firmes e constantes no serviço que prestamos ao Reino de Deus. Jesus disse: “Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida”. Diante das dificuldades e das perseguições, Deus chama o crente para ser-lhe fiel em todas as coisas.

Ser prudente significa agir com moderação e comedimento, evitando erros e danos tanto para nós mesmos quanto para o nosso próximo. Tiago nos aconselha – “Sabeis isto, meus amados irmãos; mas todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar”. Nas palavras do sábio Salomão, “Quanto melhor é adquirir a sabedoria do que o ouro! E quanto mais excelente, adquirir a prudência do que a prata!

Nossa vocação para exercer funções e ministérios na Obra de Deus tem origem no próprio Deus. Nosso Deus não comissiona interesseiros, ambiciosos e prepotentes. Ele comissiona santos para o santo ministério; homens que, como Paulo, se entregam de corpo e alma ao Salvador Amado. É preciso estar no centro da vontade de Deus.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de estudo Aplicação Pessoal.

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

2 thoughts on “Abraão, um mordomo que agia com justiça.