"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

Pregando a Cristo em todo tempo e lugar.

Atos dos Apóstolos 8: 5
 “E, descendo Filipe à cidade de Samaria, lhes pregava a Cristo.

Ainda que a perseguição não consiga nos apartar de nossa obra, pode, todavia, nos enviar a trabalhar em outra parte. Onde quer que o crente seja levado, leva consigo o conhecimento do Evangelho de Cristo. Onde o simples desejo de fazer o bem influencie o coração, será impossível impedir que o homem não utilize todas as oportunidades para servir. Samaria já tinha recebido a Palavra de Deus por meio de Jesus, quando passou por ali. Naquela ocasião foi salva a mulher samaritana, que se tornou uma evangelizadora para o seu povo, e muitos se converteram ao Senhor. Quando o Evangelho prevalece, os espíritos malignos, especialmente os espíritos imundos, são expulsos. Estes trazem todas as inclinações as luxurias da carne, que batalham contra a alma.

O termo grego transliterado para ‘pregar’, aqui, tem o sentido literal de anunciar as ordens do rei, sem nada acrescentar, nem diminuir. Os samaritanos esperavam a vinda do Messias, e, agora, Ele estava sendo pregado com graça e unção pelos arautos do Senhor. Eles só aceitavam o Pentateuco, onde estão as promessas básicas da vinda do futuro Redentor da humanidade.

Este Felipe é um dos diáconos constituído pela igreja e, não há nenhum registro bíblico de que ele tenha sido consagrado com evangelista, todavia esse ministério lhe foi outorgado pelo nosso Deus. Hoje, muitos entre nós que se intitulam evangelistas estão desqualificados para o ministério, à luz dos ensinos bíblicos. Pelo modo como esses tais agem livremente nas igrejas, até parece que eles são intocáveis e imunes a disciplina.

“… Filipe, que Ihes pregava acerca do reino de Deus e do nome de Jesus Cristo…” Os princípios e leis espirituais do reino, e os ensinos em torno do nome de Jesus. Filipe pregava o evangelho completo, inclusive o batismo em águas; o evangelho livre de preconceitos – “tanto homens como mulheres“. Na lei, as mulheres tinham participação muito restrita e indireta na vida religiosa de Israel, mas o evangelho suprimiu tais barreiras – “Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus; porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo. Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus. E, se sois de Cristo, então, sois descendência de Abraão e herdeiros conforme a promessa.”

A pregação de Filipe e de outros irmãos em Samaria era confirmada por milagres, como Jesus disse: “estes sinais seguirão aos que crerem”.Sempre ocorrem milagres num real avivamento.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo e Aplicação Pessoal.
– Bíblia de Estudo com comentários do Pr. Antônio Gilberto.

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

2 thoughts on “Pregando a Cristo em todo tempo e lugar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.