"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

A pregação como resposta a uma geração sem Deus.

Atos dos Apóstolos 2: 40
 “E com muitas outras palavras isto testificava e os exortava, dizendo: Salvai-vos desta geração perversa.

As mensagens pregadas nas igrejas primam pela edificação e consolo do crente e, para isso, é necessário que aquilo que ele ouve esteja alicerçado nas doutrinas bíblicas. Isso implica em, às vezes, sermos exortados com veemência pelo Senhor. A Bíblia ensina que a separação do mal é fundamental para o relacionamento entre Deus e o seu povo. De acordo com a Bíblia, essa separação abrange duas dimensões, sendo uma negativa e outra positiva. Negativa no aspecto de aborrecermos a nossa ‘carne’ e, isso implica na separação moral e espiritual do pecado e de tudo quanto é contrário a Jesus Cristo, à justiça e à Palavra de Deus; e, no aspecto positivo fala de nos acercarmos mais de Deus em estreita e íntima comunhão, mediante a dedicação, a adoração e o serviço a Ele.

A nossa separação do mundo (‘salvar-nos desta geração perversa) não significa ‘isolar-nos do mundo’, mas viver nele sem ‘nos conformarmos com ele’. Assim como no Antigo Testamento  a separação era uma exigência contínua de Deus para o seu povo, a igreja do Senhor deve ser santa, diferente e separada de todos os outros povos, a fim de pertencer exclusivamente a Deus. Uma principal razão por que Deus castigou o seu povo com o desterro na Assíria e Babilônia foi seu obstinado apego à idolatria e ao modo pecaminoso de vida dos povos vizinhos (a história está se repetindo ou estou enganado?)

Nossa atitude na separação do mal, deve ser de ódio ao pecado, à impiedade e à conduta de vida corrupta do mundo – “Amaste a justiça e aborreceste a iniquidade; por isso, Deus, o teu Deus, te ungiu com óleo de alegria, mais do que a teus companheiros.” Nosso propósito na separação do mal, é que nós, como o povo de Deus, perseveremos na salvação, na fé e na santidade e, também, que vivamos inteiramente para Deus como nosso Senhor e Pai e convençamos o mundo incrédulo da verdade e das bênçãos do evangelho.

O mundo e a igreja verdadeira são dois grupos distintos de povo. O mundo está sob o domínio de Satanás; a igreja pertence exclusivamente a Deus. O crente que deixa de separar-se da prática do mal, do erro, da impureza, o resultado inevitável será a perda da sua comunhão com Deus, da sua aceitação pelo Pai e de seus direitos de filho. O crente não deve ter comunhão espiritual com aqueles que vivem o sistema iníquo do mundo, ele deve reprovar abertamente o pecado deles, deve ser sal e luz do mundo para eles, deve amá-los, e deve procurar ganhá-los para Cristo.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo e Aplicação Pessoal.
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo NAA-CPAD

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.