"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

Perseverando em exortar com a Palavra de Deus.

I Timóteo 4: 13
 “Persiste em ler, exortar e ensinar, até que eu vá.

Timóteo tinha cerca de 30 anos, e naqueles dias um homem tão jovem não exerceria um cargo de tal influência. Por essa razão, sua liderança pode ter suscitado questionamentos. Entretanto, Paulo estava convencido de que Timóteo estava apto a assumir tão grande e honrosa função. O grande perigo que um pastor incorre nele é a preguiça intelectual (não gostar de ler) e a mente fechada (conceitos arcaicos e imutáveis). O perigo de não ser um apreciador da leitura induz nossos pensamentos a correr por caminhos gastos.

A mesma exortação que Paulo deu a Timóteo deve ecoar nos ouvidos dos pastores nas igrejas até o dia de hoje. Persistir em ler (evidentemente que se trata da Bíblia) é uma imposição dada ao pregador, porque quando as pessoas se ajuntam nas igrejas, elas não o fazem para ouvir as opiniões de um pregador; se reúnem para ouvir a palavra de Deus. O culto cristão está centralizado na Bíblia.

A Bíblia é um livro difícil de ser entendido e, portanto, deve ser explicado. A doutrina cristã não é fácil de compreender, mas o pregador deve ser capaz de explicar a esperança que há nele. Não tem muito sentido exortar a um homem a ser cristão, se este não compreender o que é ser cristão. O pregador é um homem que dedicou muitos anos de sua vida a obter a preparação para explicar a fé a outros, libertando-se dos deveres e tarefas comuns da vida para pensar, estudar e orar para poder expor a respeito da palavra de Deus. Em nenhuma Igreja pode existir uma fé duradoura sem um pregador que ensine.

O conselho que Paulo deu a Timóteo, sem dúvida não era o caminho mais fácil de percorrer, mas era o único possível. O conselho era que Timóteo devia silenciar os críticos com sua conduta. O ensino de um pastor cristão deve estar em conformidade com as Escrituras, deve ser clara, evangélica e prática; deve ser bem expressa, explicada, defendida e aplicada. Porém, estes deveres não permitem que haja tempo livre para os prazeres mundanos, visitas vãs ou conversação ociosa, e muito pouco, se o houvesse, para aquilo que é pura diversão ou somente algo ornamental. Todo crente deve ser capacitado para que o seu proveito seja evidente a todos os homens; que procure experimentar o poder do Evangelho em sua alma, e dar fruto em sua vida.

Desta forma, o seu proveito será manifesto em todas as coisas e a todas as pessoas; esta é a forma de ganhar conhecimento e graça, e também de ganhar a outros.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo e Aplicação Pessoal.
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Comentário Bíblico do Novo Testamento Barclay

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.