"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

Estaremos para sempre com o Senhor no Céu.

I Tessalonicenses 4: 17; Efésios 2: 6
 “… depois, nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.
 “… e nos ressuscitou juntamente com ele, e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus”.

Tanto na carta escrita aos Tessalonicenses com na que foi escrita aos Efésios, Paulo está abordando um assunto (como outros na Bíblia) polêmico. Polêmico no sentido da interpretação que algumas escolas teológicas dão para o evento – o Arrebatamento. Embora, para muitos não importa quando se dará este evento (se antes; durante; ou depois da Tribulação), porém, é bom que o crente esteja devidamente informado e convicto a respeito disto para não ser surpreendido por descuidar na perseverança da fé.

Nós assembleianos cremos naquilo que a Bíblia (Palavra de Deus) diz com muita clareza sobre o assunto – pré-tribulacionismo. Ainda que a necessidade de conhecer os originais hebraicos e gregos dos escritos bíblicos sejam imprescindíveis para uma melhor e maior compreensão do texto a ser examinado, todavia estou convencido de que, tanto os originais como as versões traduzidas, sem a menor sombra de dúvida, estão avaliadas e aprovadas sobre o crivo do Espírito Santo. Entendo como algo inadmissível que nosso Deus deixasse chegar às nossas mãos a Sua Palavra traduzida para o português contendo erros crassos de interpretação.

O arrebatamento é um evento restrito aos crentes (salvos). O termo deriva da palavra ‘raptus’ em latim, que significa ‘arrebatado rapidamente e com força’. O termo latino ‘raptus’ equivale a ‘harpazo’ em grego, traduzido por ‘arrebatado’. Esse evento refere-se à ocasião em que a igreja do Senhor será arrebatada da terra para encontrar-se com Ele nos ares, por isso dissemos que o arrebatamento diz respeito apenas os salvos em Cristo.

A Grande Tribulação é devidamente interpretada, pelos que crêem no arrebatamento antes da tribulação como tempo de preparo para a restauração da nação de Israel – “Então, dali, buscarás ao SENHOR, teu Deus, e o acharás, quando o buscares de todo o teu coração e de toda a tua alma. Quando estiveres em angústia, e todas estas coisas te alcançarem, então, no fim de dias, te virarás para o SENHOR, teu Deus, e ouvirás a sua voz.” Nenhuma das passagens do Antigo Testamento sobre a tribulação menciona a igreja – “E, naquele tempo, se levantará Miguel, o grande príncipe, que se levanta pelos filhos do teu povo, e haverá um tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até àquele tempo; mas, naquele tempo, livrar-se-á o teu povo, todo aquele que se achar escrito no livro.

O propósito da tribulação não é preparar a igreja para a glória.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo e Aplicação Pessoal.
– Enciclopédia de Champlin, vol. 1

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.