"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

Há um prêmio a ser alcançado: o Céu.

I Coríntios 9: 24; II Timóteo 4: 8
 “Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis.
 “Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda.

A ilustração de Paulo, usando a disputa de uma prova de corrida no estádio com a salvação, nos ensina que para permanecermos salvos, exigirá de nós muita disciplina. Assim como vencer uma corrida exige propósito e disciplina, Paulo usou esta ilustração para explicar que na vida cristã é necessário trabalho árduo, abnegação e preparação exaustiva. Como crentes, estamos correndo em direção a nossa recompensa celestial. As disciplinas essenciais da oração, do estudo da Bíblia e da adoração nos habilitam a correr com vigor, resistência e perseverança. Não podemos ficar apenas observando da arquibancada; não fomos chamados apenas para dar ‘algumas voltas a cada manha’. Nosso ‘treino deve ser diligente. O nosso progresso espiritual depende disso.

Paulo não está insinuando que a salvação é uma competição entre as pessoas, mas que, individualmente, nós devemos proceder como competidores – nos alinharmos com as exigências bíblicas a fim de alcançarmos nosso objetivo que é o Céu. Evidentemente que na ‘corrida’ para o Céu não estão somente os crentes. Tem muita gente ‘correndo’ para chegar lá. O problema é que as pessoas estão ‘correndo’ à sua própria maneira. São crentes dentro da perspectiva que elas mesmas conceberam para si e, não de acordo com as exigências bíblicas.

‘Correr de tal maneira’ denota que existe um padrão a ser observado e obedecido. Isso quer dizer que não podemos ser crentes segundo o nosso entendimento, mas devemos ser crentes segundo o padrão bíblico. Ora, isso implica em sermos (ou pelo menos tentar ser) aquilo que o nosso Deus quer que sejamos – “Portanto, santificai-vos e sede santos, pois eu sou o SENHOR, vosso Deus.

Quando o final de sua vida estava se aproximando, Paulo pode confiantemente dizer que foi fiel ao seu chamado. Deste modo, ele enfrentou a morte calmamente, sabendo que seria recompensado por Cristo. nosso modo de viver tem nos fornecido a correta preparação para a morte? Temos nós compartilhado a confiante expectativa que Paulo tinha de encontrar-se com Cristo? A boa noticia é que a recompensa divina não é somente para os gigantes da fé, como Paulo, mas para todos os que estão esperando ansiosamente pela segunda vinda de Cristo.

As palavras de Paulo serviram para encorajar a Timóteo e, da mesma forma, encorajam a nós, de forma que, não importando quão difícil o combate possa parecer, possamos continuar lutando. Quando estivermos com Jesus Cristo, descobriremos que valeu a pena.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo e Aplicação Pessoal.

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

4 thoughts on “Há um prêmio a ser alcançado: o Céu.

  • Gilsete Almeida dos Santos de Jesus

    A Paz do Senhor!
    Bastante esclarecedor, fiel a todos contexto o que resulta em transformação de nossas mentes através da palavra.
    Deus continue te abençoando.

    Resposta
  • Pedro Oliveira Da Costa

    A paz domSenhor.
    Não sei se alguém já fez esse pedido.
    Mas, se for possível colocar as referências dos textos bíblicos usadas nos estudos , creio que será de de grande importância para o desenvolvimento da nossa compreensão.
    Desde já agradeço.

    Resposta
    • Graça e Paz meu amado irmão.
      O objetivo de não colocarmos as referências bíblicas é de forçar os leitores a exercitarem o manuseio de suas Bíblias.
      A minha filosofia é que tudo ‘muito mastigado’ não promove um desenvolvimento adequado.
      O irmão me entende?
      Deus te abençoe.

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.