"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

Fazendo a vontade do Pai na caminhada.

João 4: 34; 6: 38; 17: 4
 “Jesus disse-lhes: A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra.
 “Porque eu desci do céu não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou.
 “Eu glorifiquei-te na terra, tendo consumado a obra que me deste a fazer.

É importante que compreendamos de maneira bem clara o relacionamento entre a vontade de Deus e a responsabilidade humana. Toda a vontade de Deus está, de forma indubitável, expressa na Bíblia, assim, não é da vontade de Deus que nenhum crente caia da graça e seja depois excluído da presença de Deus. ‘Cair da graça’ é buscar ser salvo somente obedecendo a todas as leis de Deus. Isso é o que os judeus, no passado faziam. A circuncisão simbolizava possuir um passado correto e praticar tudo que era exigido pela religião. Nenhum tipo de trabalho, disciplina ou comportamento moral pode nos salvar. Se, para obter o favor de Deus. uma pessoa confiasse apenas na circuncisão, ela teria, além disso, que obedecer totalmente a todas as demais leis divinas.

A Bíblia nos diz claramente (sem margens para especulações ou conjecturas) que não basta saber o que se deve fazer. Quando não fazemos aquilo que está exigido de nós nas páginas da Bíblia estamos cometendo pecado – “Aquele, pois, que sabe fazer o bem e o não faz comete pecado.” Sabermos o limite de velocidade de uma via publica e, não conduzir o veículo neste limite, não nos torna impunes caso algum acidente aconteça, antes, quando tomamos conhecimento de alguma exigência e não cumprimos o que é exigido, fazemo-nos réus como qualquer transgressor. Quando nós, tendo o conhecimento daquilo que é a vontade de Deus, não fazemos o que Ele espera que realizemos, estamos cometendo pecado.

Não é da vontade do nosso Deus que as pessoas pereçam, nem que deixem de vir ao conhecimento da verdade e serem salvos. É neste contexto da vontade de Deus que nós estamos inseridos. Anunciar a salvação é uma responsabilidade nossa. Não é dos anjos e, muito menos, é exclusiva para alguns crentes. Todos os crentes carregam esse ‘peso’ (responsabilidade) sobre si. Todavia, o fato de que o desejo de Deus seja que todos os que crêem sejam salvos no último dia, não isenta ninguém da responsabilidade de obedecer à sua voz e de segui-lo.

Temos a tendência de pensar que fazer algo errado é pecado. Mas Tiago diz que também é pecado não fazer o que é certo (estes dois tipos de pecado às vezes são chamados de pecados de comissão e pecados de omissão). É pecado mentir; mas também pode ser um pecado saber a verdade e não dizê-la. É pecado falar mal de alguém; mas também é pecado evitar uma pessoa, quando sabemos que ele ou ela precisam de nossa amizade.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo e Aplicação Pessoal.
– Bíblia de Estudo MacArthur

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.