"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

A jornada espiritual semelhante à de um atleta.

I Coríntios 9: 24-27
 “Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível, nós, porém, uma incorruptível. Pois eu assim corro, não como a coisa incerta; assim combato, não como batendo no ar. Antes, subjugo o meu corpo e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado.

As figuras de linguagem que Paulo usa em suas cartas, denotam com toda clareza o que ele pretendia levar à compreensão dos leitores. Assim, quando ele usa a figura de um atleta nas competições, o objetivo não é o de exaltar o comportamento do atleta durante o evento, mas de todo o seu preparo para o evento. Da mesma forma que para vencer uma corrida é exigido do atleta propósito e disciplina, na vida cristã é necessário trabalho árduo, abnegação e preparação exaustiva.

Nossa jornada por este mundo não é para a nossa exaltação diante da sociedade, mas nós ‘corremos’ em direção a nossa recompensa celestial. E, para isso devemos nos disciplinar na oração, no estudo da Bíblia e da adoração, a fim de que possamos estar habilitados para a ‘corrida’ – vigor, resistência e perseverança. Não fomos chamados para sermos apenas espectadores na arquibancada; bem como, não estamos nesta ‘corrida’ apenas para dar algumas voltas a cada dia. Nosso ‘treino’ deve ser diligente, no progresso espiritual depende disso.

Na nossa capacitação para a ‘corrida’ que nos está proposta, às vezes, precisamos de desistir de algo ‘bom’ a fim de fazer’’a vontade de Deus. O dever especial de cada pessoa determina a disciplina e a abnegação que ela deve aceitar. Sem uma meta, a disciplina não é nada além de uma autopunição. Por sua vez, quando nossa meta é a de agradar a Deus, nossa abnegação parecerá muito pequena quando comparada a recompensa eterna e imperecível que será nossa.

O princípio destacado na figura do atleta usado por Paulo é o de que se alguém deixa de exercer seu autodomínio, a abnegação e o amor ao próximo, ele mesmo será rejeitado por Deus, mesmo sendo um pregador do evangelho. Paulo não se refere meramente à perda de um galardão ministerial. O que ele reconhece é a possibilidade de deixarmos de obter o prêmio da salvação final, quando deixamos de viver uma vida santa, de exercer o autodomínio e de suportarmos os sofrimentos por amor a Cristo.

A vida cristã envolve tanto a liberdade quanto a disciplina. As metas da vida de um crente devem ser a de glorificar a Deus e levar as pessoas a Cristo. Desse modo, nós estamos livre de qualquer embaraço material que possa nos desviar enquanto disciplinamos a nós mesmos para alcançarmos nossa meta.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo e Aplicação Pessoal.
– Bíblia de Estudo NAA – CPAD

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.