"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

Devocional lição 13/ 3º Trim 2017, Terça-feira – Deus não criou o homem para viver na solidão.

Resultado de imagem para adão e a evaGênesis 2: 18
E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma adjutora que esteja como diante dele

No final do sexto dia da criação, Deus viu tudo o que havia feito e declarou que era “muito bom”. Mas, então, Deus diz que há algo em seu mundo maravilhoso que não é bom: o 19homem está só. O que “não era bom” na solidão do homem? Afinal, Adão podia ter comunhão com Deus, aproveitar a beleza do jardim, comer de seus frutos, realizar seu trabalho diário e até brincar com os animais. O que mais ele poderia desejar? Deus não precisou perguntar a Adão sobre a sua necessidade. Não havia ninguém como Adão dentre os animais, de modo que Deus criou a primeira mulher e apresentou-a ao homem como sua esposa, companheira e auxiliadora. Ela foi o presente especial de amor que Deus deu a Adão. 

Visto que Adão era para exercer domínio, Deus trouxe os animais para que ele desse nome a cada um deles. Muitos têm mencionado que aqui nós temos a implicação de que o intelecto de Adão antes da queda era mais perfeito do que o intelecto do homem após a entrada do pecado e da doença. O trabalho de dar nomes aos animais era uma tarefa enorme, como mesmo os cientistas sabem. Sem dúvida, o principal propósito que Deus tinha para que Adão desse nome aos animais, era mostrar a ele a necessidade de uma companheira. Adão certamente percebeu que os animais vinham em pares. Ele também deve ter percebido que por mais que os animais pudessem lhe trazer benefícios, nenhum era idôneo ou adequado a ele como companheira.

Após mostrar a Adão a necessidade de uma companheira, Deus se encarregou de supri-la. Colocando Adão em um profundo sono, Deus tomou uma de suas costelas e fez a mulher. A criação da mulher aconteceu enquanto o homem estava adormecido. Alguns têm sugerido que isto assim ocorreu para que todos soubessem que Adão não aconselhou a Deus. Certamente o motivo óbvio era para que Adão não sentisse dor nenhuma, em um mundo sem a presença do pecado.

Matthew Henry, um escritor famoso, disse a respeito da criação de Eva, que ela “não foi feita a partir da cabeça do homem, para não ter domínio sobre ele, nem foi feita de seus pés, para que não fosse pisada por ele, mas, do seu lado, para ser de igual valor a ele, debaixo de seus braços, para ser protegida e perto de seu coração, para ser amada”.

A mulher, jamais, pode ser vista com uma “criatura inferior”. O mesmo Deus que fez Adão também fez Eva e criou-a à sua própria imagem. A verdade pura e simples é que Adão precisava de Eva. Nenhum animal que Deus havia criado realizaria o papel de Eva na vida de Adão. Ela era uma auxiliadora “idônea [adequada]” para ele. Quando Deus trouxe todos os animais para que Adão lhes desse nome, sem dúvida passaram diante dele em pares, cada um com sua companheira, e talvez Adão tenha se perguntado: “Por que eu não tenho uma companheira?”

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.