"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

Deus sempre abençoa os filhos obedientes.

Êxodo 20: 12
Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá”.

Honrar, além de muitos outros conceitos que são estabelecidos de acordo com o que é conveniente a cada pessoa, tem um significado tremendo quando é compreendido de um modo mais amplo, algo que vai além da literalidade do termo. Honrar é, entre tantos entendimentos, toda e qualquer manifestação que denota respeito e consideração por alguém que se distinguiu por sua conduta, seja moral ou espiritual. Honrar é o alto respeito ou estima mostrada a uma outra pessoa, ou ainda uma demonstração de tal respeito, seja essa demonstração por palavras ou atitudes. Davi, como exemplo de bom filho, não honrava seus pais, exclusivamente por que era um mandamento da lei. Sem duvida alguma, ele cria na promessa de YHWH aos filhos que observassem esse mandamento.

Mas, o que é honrar pai e mãe?

Quero começar pelo o que não é honrar pai e mãe. Honrar pai e mãe não é se conformar com toda e qualquer atitude deles; honrar pai e mãe não é aceitar tudo o que eles falam ou fazem e ficar impassível; honrar pai e mãe não é atender a todos os caprichos deles sem esboçar nenhuma oposição; honrar pai e mãe não é apoiar seus conceitos, ideias ou atos e omitir sua posição para não contestá-los; honrar pai e mãe não é fechar os olhos para seus erros e defeitos, sem que, em momento algum, sejam despertados desta condição; enfim, honrar pai e mãe não é lembrar deles uma, duas ou três vezes por ano, convivendo com eles o tempo todo. Nada disso é honrar pai e mãe.

Então, o que é honrar pai e mãe?

Não quero, aqui, dar uma lista conclusiva do que seja honrar pai e mãe, mesmo por que, a honra aos pais vai desde palavras proferidas na maior simplicidade e sinceridade e se estende até gestos que denotam o poder aquisitivo dos filhos. Ou seja, conforme as possibilidades de cada um, a honra aos pais pode ser demonstrada num simples – “eu te amo” e, pode, também, ser demonstrada na aquisição de um bem de grande valor. Contudo, não estamos dizendo que são essas coisas que denotam a honra que os pais devam receber. Para não elaborar uma lista infindável de atitudes, palavras ou sentimentos que expressam a honra que devemos dar aos nossos pais, tentarei sintetizar em apenas uma frase – “honrar pai e mãe é demonstrar-lhes amor, respeito, zelo e afeição independente do que ou de quem eles são”.

Honrar pai e mãe é você não se importar se eles tem alguma instrução ou não, mas, mesmo assim você os vê como os maiores sábios deste mundo; honrar pai e mãe é você não atentar para o poder aquisitivo deles, no entanto, você os vê como as pessoas mais prósperas desta vida, ainda que eles não possam de dar o que você quer; honrar pai e mãe é quando nós, filhos, reconhecemos que , apesar da precariedade, nosso pais fizeram de tudo para nos proporcionar uma vida melhor do que a deles.

Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.