"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

A exortação à vigilância aparece no último livro da Bíblia

Apocalipse 3: 2-3
Sê vigilante e confirma o restante que estava para morrer, porque não achei as tuas obras perfeitas diante de Deus. Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, e guarda-o, e arrepende-te. E, se não vigiares, virei sobre ti como um ladrão, e não saberás a que hora sobre ti virei.”

As palavras de Jesus dirigidas aos “anjos” das igrejas da Ásia, ecoam altissonantes em nossos dias. Muitos líderes evangélicos perderam completamente o senso cristão. Já não se vê em suas maneiras de conduzirem a própria vida qualquer característica de “homens de Deus”, tudo quanto receberam e ouviram, por não vigiarem corretamente, foi perdido ou substituído por outros interesses alheios ao do Reino de Deus. Embora as palavras de Jesus sejam próprias, também, para nossos dias, muitos estão vivendo de maneira desleixada, não estão atentando para as profecias.

Só pode viver em estado de plena vigilância aquele que conhece e reconhece que determinadas situações são, de fato, perigos que o rodeia. Mas ter conhecimento dos perigos sem atentar para os riscos letais que eles proporcionam é o mesmo que andar despreocupado em meio a feras selvagens. Tratar com leviandade situações que exigem criteriosa cautela é conduzir a vida de forma irresponsável. Estou apontando, tanto para as situações da vida secular, quanto da vida espiritual. Uma das leis da física que não deve ser ignorada é a de que toda ação provoca uma reação, no nosso caso não podemos ignorar que todo ato trará consigo sua consequência. Todavia, no nosso caso, as consequências serão inerentes ao ato praticado, isto é, atos bons geram frutos bons e más atitudes, consequentemente, geram maus frutos, sendo que toda obra má é rejeitada por Deus.

A salvação é dom de Deus. É gratuita, dada somente pela fé. É concedida a todos os que creem no nome de Jesus. É impossível se salvo por outro nome, senão o de Jesus Cristo. É impossível chegar-se a Deus por outra pessoa que não seja o Senhor Jesus. Desta forma, todo aquele que aceita e admite essa verdade tem que estar constantemente em vigilância para que nenhum outro ensino, mesmo que seja pregado por algum anjo, possa fazê-lo desviar dela.

O crente que não vigia atrai para si problemas das mais diversas ordens. E, um cuidado que o crente tem que ter com sua própria vida é a de manter sempre acesa a chama viva da Palavra de Deus em seu coração e mente. Crente não lê Bíblia, crente examina a Escritura. Reter o que se tem ouvido, lido e aprendido, requer do que pretende morar no Céu enérgica vigilância. Satanás sempre faz de tudo para roubar a nossa fé em Jesus, e distorcer a Palavra de Deus é seu forte, pois ele sabe muito bem que muitos crentes apenas leem a Bíblia, não retendo nada do que foi lido.

Até ao último momento da vinda de Jesus, Deus dará todas as oportunidades aos homens de se arrependerem de seus pecados e se voltarem para Ele pela pessoa de Jesus Cristo. Os que tem crido nisto, tem vigiado com extremo rigor para não ficarem de fora das bodas.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.