Devocional lição 07/ 1ºtrim 2017, Segunda-feira – A benignidade confere vida longa, justiça e honra.

 

Provérbios 21:21
O que segue a justiça e a bondade achará a vida, a justiça e a honra”.

Não podemos confundir as exortações bíblicas com direitos e deveres do cidadão. As exortações bíblicas acerca da prática das boas obras, não são para salvação, e sim para os que já estão salvos, em oposição a isso estão os deveres do cidadão que devem ser cumpridos para que se possa valer dos seus direitos. 

O significado de benignidade transcende o ser bondoso, benévolo ou de boa índole, é “fazer o bem, sem olhar a quem”, e isso expressa de forma categórica o caráter de Deus. Jesus Cristo não foi enviado a morrer por um grupo específico. Deus amou o mundo de tal maneira que o enviou a morrer pelo mundo (pessoas do mundo), mesmo conhecendo a índole de cada ser humano e sabendo que seu Filho seria rejeitado por muitos. A benignidade de Deus está evidente todos os dias de maneira incontestável, e a podemos perceber através dos eventos da natureza: o sol se levanta sobre todos, bons e maus; a chuva que cai sobre todos, bons e maus; a noite para descanso de todos, bons e maus, enfim, Deus ordena que a terra dê sustento a todos, bons e maus.

A inspiração que o Espírito Santo concedeu aos escritores da Bíblia foi meticulosa a ponto de ordenar as palavras numa sequência adequada. “Segue a justiça” está posto em primeiro plano não por acaso, mas pelo fato de que todo aquele que pratica a justiça entende que precisa ser bondoso e benigno, em contrapartida, todo aquele que se julga bom, invalida a necessidade da justiça.
Os que praticam a justiça e a bondade, jamais querem abandonar essa prática, pois sabem dos benefícios grandiosos que ela produz, conduzindo a uma vida cristã dinâmica onde a consideração pelo próximo está acima do que qualquer desejo egoísta.

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Compartilhar

Erivelton

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

One thought on “Devocional lição 07/ 1ºtrim 2017, Segunda-feira – A benignidade confere vida longa, justiça e honra.

  • 6 de fevereiro de 2017 em 12:46
    Permalink

    Palavra viva, isso é lindo, é maravilhoso.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.