"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

Devocional lição 10/ 3º trim 2017, Quinta-feira – Não devemos ser ignorantes acerca dos dons espirituais.

Resultado de imagem para dons do espírito santo
I Coríntios 12:1

Acerca dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes

Durante o processo de amadurecimento em Cristo, adquirimos uma compreensão mais profunda acerca da Igreja, o corpo de Cristo. Contudo, a igreja também é uma família, um exército, um templo e até mesmo uma noiva, e cada imagem tem lições importantes a nos ensinar. No entanto, a Bíblia enfatiza a igreja como um corpo. Sendo assim, é impossível falar do corpo sem discutir o ministério do Espírito Santo. Foi o Espírito quem deu à luz o corpo em Pentecostes e que ministra no corpo e por meio dele. 

É interessante observar o contraste que Paulo faz entre a experiência dos coríntios como idólatras não convertidos e sua experiência atual como cristãos, e nós, independente da circunstância que vivíamos até a cruz de Cristo, se nascidos em lar evangélico ou não, tínhamos uma vida muito semelhante à dos coríntios. Havíamos adorado ídolos mortos, mas agora pertencemos ao Deus vivo. Nossos ídolos nunca se dirigiam a nós, mas Deus nos fala por meio de seu Espírito e até por meio dos dons de profecia. Quando estávamos perdidos, éramos controlados pelos demônios e guiados pelos caminhos errados, mas agora, o Espírito de Deus habita dentro de nós e nos dirige.

No dia de Pentecoste o Espírito Santo desceu para morar na igreja como um templo, sendo sua presença localizada no corpo coletivo e nos crentes individualmente. O Espírito assumiu seu oficio para administrar os assuntos do reino de Cristo. O ministério do Espírito continuará até que Jesus venha. Por isso, falar a verdade não torna aquele que a fala uma pessoa verdadeira, é somente pelo Espírito que uma pessoa pode dizer com toda honestidade e sinceridade: “Jesus é o Senhor”. Um escarnecedor que vive em pecado até pronuncia essas palavras, mas não se trata de uma confissão sincera.

Os dons espirituais concedidos a cada crente pelo Espírito Santo, são “habilidades especiais” que devem ser usadas para ministrar sobre as necessidades do “corpo de crentes”, ou seja, a igreja. Os crentes recebem os dons e, necessariamente, numa igreja não haverá ter todos os dons, sendo que a alguns crentes podem ser concedidos mais de um dom. Todos os dons que procedem do Espírito Santo de Deus, são importantes e úteis, tendo como propósito edificar o corpo de Cristo, a Igreja.

O que estamos vendo e vivendo nos cultos hoje em dia, é a mesma situação que os crentes de Corinto estavam vivendo. Os crentes se apossaram dos dons e estão usando-os ao seu bel-prazer. Tornaram os dons em símbolos de poder espiritual e promovem divisão dentro das igrejas, ou seja, alguns crentes se julgam mais espirituais que outros por causa do dom que lhe foi concedido. Assim como em Corinto, na Igreja de hoje o conceito que os crentes têm sobre os dons do Espírito está se degenerando. Como consequência natural, os dons são muito reverenciados, não aqueles que são os mais úteis, mas os que são aparentemente mais impressionantes. Entre os crentes o dom de línguas é o mais proeminente por ser o mais expressivo da nova vida espiritual. Percebemos que o interesse está centralizado em adquirir o poder de fazer coisas milagrosas e de provocar admiração na mente dos irmãos. O Espírito Santo é explorado com a finalidade de se obter resultados sensacionais.

Se Jesus Cristo é, verdadeiramente, o Senhor de nossa vida, então deve haver unidade na igreja. Divisão e dissensão no meio do povo de Deus só servem para enfraquecer o seu testemunho conjunto ao mundo perdido.

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.