"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

A formação da primeira cidade.

Gênesis 4: 16-17
 “E saiu Caim de diante da face do Senhor e habitou na terra de Node, da banda do oriente do Éden. E conheceu Caim a sua mulher, e ela concebeu e teve a Enoque; e ele edificou uma cidade e chamou o nome da cidade pelo nome de seu filho Enoque”.

O Éden não é o nome do jardim de Deus. O Éden, conforme registros da história, é o nome de uma região, segundo os registros, muito fértil. A Bíblia fala muito pouco sobre a Terra de Node, o lugar onde Caim se refugiou após assassinar seu irmão Abel e formou uma família. Mas, seguindo as informações da Bíblia podemos tirar algumas conclusões. Ainda que haja muito livros com muitas informações, a Bíblia continua sendo a melhor e mais confiável fonte para essas e outras questões.

A Palavra ‘Node’ no hebraico significa “Exílio”, “Fuga”, pode ser entendida como “Terra do Exílio” ou “Terra da Fuga”, ou ainda como “Terra de Peregrinação”. Estava ao leste do Jardim do Éden, não há indicio bíblico de que havia alguma família por lá. Com a leitura bíblica entende-se que Node foi a Terra da Fuga de Caim, onde ele levou consigo sua esposa e formou família, fundando a primeira Cidade como o nome de Enoque, nome de seu filho.

Alguns estudiosos afirmam com segurança que a terra para onde Caim se refugiou já era habitada, porém, segundo os relatos bíblicos não é essa a interpretação sugerida. O verbo “conhecer”, ação entre Caim e sua mulher, não significa que Caim encontrou com sua esposa neste local, ou que a tenha conhecido nesta terra, o verbo conhecer, neste caso, tem a conotação de relação sexual, desta forma, o texto bíblico nos sugere que Caim quando fugiu, já estava casado. Essa interpretação é muito simples, porém, somente se pode confiar numa interpretação que seja exclusivamente bíblica e, pela interpretação bíblica nós sabemos que a família de Adão e Eva era única família existente neste planeta.

Ao me deparar com o primeiro versículo do capitulo quatro de Gênesis, percebo que ele pode nos elucidar o grande “mistério” de onde saiu a mulher Caim. Não encontramos em nenhum lugar da Bíblia Sagrada (pelo menos, nas versões mais usadas) alguma menção sobre Caim ser o primogênito de Adão. A Palavra de Deus diz que Adão teve filhos e filhas e, quando Caim nasceu o regozijo de Eva foi expressado da seguinte maneira: “Alcancei do Senhor um varão – ARC”. Não há, nem fazendo muito esforço, qualquer insinuação de que era o primeiro filho que ela abraçava, a sua alegria estava no fato de ser um homem.

Indiscutivelmente, as cidades erigidas na antiguidade, serviam principalmente como uma zona de segurança para seus habitantes. A cidade era construída e cercada com muralhas e portões, esses artifícios proporcionavam segurança. Contudo, mesmo que Caim tenha construído uma cidade fortificada, o seu temor não era por “povos” desconhecidos, pois estes ainda não existiam, mas seu medo era dos próprios parentes quererem vingar a morte de Abel.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– A terra de Node – http://pastorjefersonfabianocomenta.blogspot.com/

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.