"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

A Igreja é a coluna da verdade.

I Timóteo 3: 14-15
 “Escrevo-te estas coisas, esperando ir ver-te bem depressa; Mas, se tardar, para que saibas como convém andar na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade”.

Muito falamos sobe as características que uma igreja deve ter, mas, afinal a que devemos assemelhá-la? Devemos olhar para a igreja do Senhor como se estivéssemos contemplando nossa própria casa independente se temos ou não função na igreja; independente se fazemos parte da liderança ou não. Os irmãos da igreja são, indiscriminadamente, nossos familiares, pois todo aquele que tendo seus pecados perdoados são aceitos por Jesus e fazem parte integrante do Seu “corpo” são, em vista disso, a família de Deus. Sendo assim, o mesmo sentimento que me impulsiona a amar meu ente querido tem que me impulsionar a amar qualquer membro da família da Deus, independente se congrega conosco ou não.

Tal qual nossa família a igreja local que, como dissemos acima, é nossa família, precisa ser alimentada; e a única dieta que pode nutrir verdadeiramente seus membros é a Palavra de Deus. A Palavra de Deus é nosso pão – “Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus”; leite e carne – “Porque qualquer que ainda se alimenta de leite não está experimentado na palavra da justiça, porque é menino”; e mel – “Oh! Quão doces são as tuas palavras ao meu paladar! Mais doces do que o mel à minha boca”.

O líder da igreja deve ter tempo para se alimentar, a fim de poder alimentar a outros – “Propondo estas coisas aos irmãos, serás bom ministro de Jesus Cristo, criado com as palavras da fé e da boa doutrina que tens seguido”. Uma igreja não cresce por adição, mas sim por nutrição – “Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo, até que todos cheguemos à unidade da fé e ao conhecimento do Filho de Deus, a varão perfeito, à medida da estatura completa de Cristo”. É triste ver a maneira como alguns pastores desperdiçam seu tempo (e o tempo da igreja) a semana inteira e, depois, não têm coisa alguma nutritiva para oferecer ao povo no dia do Senhor.

Como uma família, uma igreja precisa de disciplina em amor. Filhos não disciplinados tornam-se tiranos e rebeldes. Os líderes da congregação devem exercitar a disciplina, assim como, por vezes, os filhos precisam ser repreendidos e, em determinadas ocasiões, a disciplina precisa ser mais severa.

O desejo de Paulo para com o jovem Timóteo é que este saiba qual deve ser seu comportamento como líder da congregação local. As epístolas pastorais são “manuais de instruções” para a liderança da igreja local. Embora encontremos inúmeros livros no mercado de literatura que explicam como começar, edificar e expandir uma igreja local, e alguns deles trazem bons conselhos, entretanto, os melhores conselhos para administrar uma congregação encontram-se na Bíblia Sagrada. Qualquer líder de uma igreja deve embeber-se dos ensinamentos que Paulo compartilha com Timóteo e Tito.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Comentário Bíblico Expositivo do Novo Testamento – Warren W. Wiersbe

Compartilhar

One thought on “A Igreja é a coluna da verdade.

  • Marli Amaro da silva

    Sim!Paulo afirma que Timóteo já havia aprendido com seus pais,as sagradas letras que são rapazes de torná-lo sábio para salvação,mediante a fé em Cristo Jesus.A igreja verdadeira é a que guarda a sã doutrina.(Ef 18:19
    Tt3:3 Ex 33:12-17 Não devemos deixar nós levar por doutrina falsas.Os falsos profetas estão aqui mais a escritura nos ensina o caminho da salvação,e nela a liberação, cura e milagres.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.