"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

O Senhor é quem tem poder para dar a vida e tirá-la

I Samuel 2: 6
 “O Senhor é o que tira a vida e a dá; faz descer à sepultura e faz tornar a subir dela”.

Sempre digo, e falo isso sustentado em convicções bíblicas, que Deus não muda a história de ninguém. Nem na história da vida de Jó, que é a história bíblica em que as pessoas gostam se apoiar para sustentar tal argumentação, isso aconteceu. A Bíblia diz que o Senhor “virou o cativeiro de Jó” não a sua história. Quando dizemos que Deus muda a história das pessoas, implicitamente estamos dizendo que Ele se enganou com o aquilo que tinha pré-determinado quando ainda não existia nada e, se insinuamos que Ele se enganou, consequentemente, estamos contrariando o que Ele diz de si mesmo na Sua Palavra – “Deus não é homem, para que minta; nem filho de homem, para que mude de ideia. Será que, tendo ele prometido, não o fará? Ou, tendo falado, não o cumprirá?”(NAA).

A nossa história foi escrita por Deus quando, ainda, não existia nada. A Bíblia nos ensina que antes de se “montar” todo o cenário onde a história da humanidade se desenrolaria, todos, invariavelmente todos, os seres humanos já tinham suas histórias “escritas” e, essas histórias não são alteradas de acordo com as circunstâncias – “O que escrevi escrevi”.

Com todas as histórias escritas, à medida que a humanidade vai se formando, o Senhor entrega nas mãos de cada pessoa um “script”, ou seja, um roteiro de como tal pessoa deve “desempenhar o seu papel” nessa história. Este “roteiro” tem preciosas instruções que nos dirige em todas as áreas de nossa vida que, quando observadas minuciosamente, fazem-nos prósperos em todos os aspectos. O que precisamos entender definitivamente é que somos apenas os protagonistas dessa história, o Autor, não autoriza ninguém a mudar o que está escrito, o que nos é permitido é, tão somente, aceitar ou não o que nos está proposto a viver neste roteiro – “Porque Eu bem sei os pensamentos que penso de vós, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que esperais”.

Então, dessa forma, esse negócio de que Deus “vai mudar a sua história” não condiz com o que a Bíblia ensina. Não no sentido de ser reescrita. Quando estamos vivendo plenamente aquilo que nos foi designado viver desde a eternidade, ou seja, ter um modo de vida que em todos os nossos atos o nome do nosso Deus seja glorificado e, isso só é possível quando vivemos em completa obediência à Sua voz, somos socorridos pelo Senhor nos percalços desta vida. Percalços que a nenhum homem foi dada alguma promessa de imunidade.

O Senhor muda história de alguém? Não! Mas, Ele faz com que “todas as coisas coooperem para o bem dos que O amam“.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.