"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

Não nos compete a saber sobre os tempos e as estações.

Atos 1: 6-7
 “Aqueles, pois, que se haviam reunido perguntaram-lhe, dizendo: Senhor, restaurarás tu neste tempo o reino a Israel? E disse-lhes: Não vos pertence saber os tempos ou as estações que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder”.

Durante o ministério de Jesus na terra os discípulos continuamente perguntavam sobre o Reino de Deus. Quando viria? Que papel eles teriam neste Reino? Isso, porque na visão tradicional, o Messias seria um líder terreno que livraria Israel do domínio de Roma. Mas o Reino do qual Jesus falou era em primeiro lugar espiritual, estabelecido no coração e na vida de cada crente – “E, interrogado pelos fariseus sobre quando havia de vir o Reino de Deus, respondeu-lhes e disse: O Reino de Deus não vem com aparência exterior. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Ei-lo ali! Porque eis que o Reino de Deus está entre vós”. A presença e o poder de Deus habitam nos crentes na pessoa do Espírito Santo.

Assim como os outros judeus, os discípulos também sofreram sob o domínio dos governantes romanos. Eles esperavam que Jesus libertasse Israel do poder de Roma e se tornasse seu rei. O que os discípulos queriam saber era o momento exato em que o Senhor Jesus começaria a fazer oposição a Roma. Eles estavam esperando a restauração de reino político e militar, que expulsaria os exércitos romanos e restauraria a soberania nacional a Israel, assim como acontecera várias vezes no Antigo Testamento. Jesus respondeu que o Pai estabeleceu o tempo de todos os acontecimentos mundiais, nacionais e pessoais. Se desejarmos que Deus realize mudanças em nossa vida, não sejamos impacientes; devemos confiar no cronograma de Deus.

Como sempre temos dito, de tudo o que vai acontecer até o Juízo Final, o Senhor já nos revelou antecipadamente. Embora haja divergências entre os estudiosos da Bíblia Sagrada sobre como os fatos irão se desenrolar, todavia, sabemos de antemão o que vai acontecer. O que nos está vedado saber é o tempo em que estas coisas acontecerão, mesmo tendo o Senhor Jesus falado a respeito dos sinais que precederiam os acontecimentos – “E, quando ouvirdes de guerras e de rumores de guerras, não vos perturbeis, porque assim deve acontecer; mas ainda não será o fim”.

Quando a Bíblia nos alerta sobre alguns sinais que antecederão a volta do Senhor, devemos estar conscientes de que são sinais de amplitude mundial e, não fatos corriqueiros que acontecem aqui ou ali. Chega a ser cômico (se não fosse trágico) o comportamento de alguns crentes diante de acidentes que ceifam vidas de pessoas ilustres. Quando cai um avião matando todos os que estavam nele, estes crentes começam a postar comentários falando que Jesus está voltando, mas a suposta pandemia está aí limitando as atividades das pessoas no mundo inteiro e ninguém se dá conta que, isso sim, é um sinal patente de que a volta do Senhor está próxima.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.
– Bíblia de Estudo NAA.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.