"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

O cristão deve buscar a medida da estatura de Cristo.

Efésios 4: 13
 “Até que todos cheguemos à unidade da fé e ao conhecimento do Filho de Deus, a varão perfeito, à medida da estatura completa de Cristo”.

Paulo está nos ensinando que a “unidade do Espírito” (mencionada no versículo 3) e a “unidade da fé” são mantidas e aperfeiçoadas a partir do momento em que aceitarmos somente a fé e a mensagem dos apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres do Novo Testamento e, com isso, crescer na graça, em maturidade espiritual e em Cristo sob todos os aspectos, e ser cheio da plenitude de Cristo e de Deus. Aquele que está nessa “unidade”, não permanece como criança, aceitando “todo o vento de doutrina”, mas, pelo contrário, conhece a verdade, e assim sabe rejeitar falsos mestres e tem plena condição de sustentar e falar com amor a verdade revelada nas Escrituras e andar em “verdadeira justiça e santidade”.

Evidentemente que a ‘unidade’ estipulada por Paulo não se refere às inúmeras denominações evangélicas que existem. Ele não está sugerindo que todas as denominações cheguem a um consenso e passem a reunir em mesmo lugar. Isso jamais vai acontecer por causa das diferenças doutrinárias que existem, mas, Paulo está mostrando as áreas nas quais os crentes devem estar de acordo para alcançar a verdadeira unidade. Quando os crentes tiverem essa unidade de espírito, as pequenas diferenças doutrinárias nunca serão capazes de destruí-la.

Paulo nos adverte a sermos mais cuidadosos a fim de não sermos mais reconhecidos a partir de sua natureza antiga, de modo que alguém que veja seu irmão em meio a gritarias ou desonestidade possa dizer: “Irmão, esse não é mais você. Essa é sua antiga vida. Nós não somos mais assim. Vista sua nova natureza e deixe para trás essa maneira de viver. Deixe sua mente e seu coração serem renovados por Deus”.

Deus deu à Sua igreja (que não é representada por nenhuma denominação) uma enorme responsabilidade — fazer discípulos de todas as nações. Fazer discípulo não é doutrinar alguém acerca dos costumes e tradições de cada religião, antes e muito mais importante que isso, é fazer discípulos para Cristo. Isso envolve pregação, ensino, cura, auxílio para a edificação de cada cristão, doação financeira, administração, edificação e muitas outras tarefas. Se cada um de nós tivesse que cumprir essa ordem individualmente, seria melhor desistir antes de começar — seria impossível.

Por isso, Deus está nos convidando como membros de seu corpo. Um de nós pede executar uma tarefa, outro pode se incumbir de uma missão diferente. Juntos podemos obedecer mais plenamente a Deus do que se estivéssemos sozinhos. Existe uma tendência humana de superestimar o que podemos fazer por nossa conta e subestimar o que pode ser feito em grupo. Mas, como membros do corpo da igreja, podemos realizar mais em conjunto do que poderíamos sonhar em fazer individualmente. Trabalhando em conjunto a Igreja pode revelar a plenitude de Cristo.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia do Semeador.

Compartilhar

One thought on “O cristão deve buscar a medida da estatura de Cristo.

  • Carlos Francisco neris

    Muito bom temos de ser diferente sem atacar ninguém pos Cristo fez a diferença na terra nos temos o dever de fazer a diferença independente de religião. Cristo vem buscar uma igreja lavada e remida pelo se sangue.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.