Deus adverte pessoas e grupos.

Gênesis 37:5-7
 “Teve José um sonho, que contou a seus irmãos; por isso o odiaram ainda mais. E disse-lhes: Ouvi, peço-vos, este sonho, que tenho sonhado: Eis que estávamos atando molhos no meio do campo, e eis que o meu molho se levantava, e também ficava em pé, e eis que os vossos molhos o rodeavam, e se inclinavam ao meu molho”.

Mais um trimestre que se inicia e, como não poderia ser de outra maneira, mais um estudo primoroso e imprescindível para a igreja do Senhor que, graças a Deus, está vivendo seus últimos dias na Terra. O “quem tem ouvidos para ouvir, ouça” pronunciado por Jesus não aponta para todas as pessoas que frequentam uma igreja, mas, para os que estão discernindo com sabedoria vinda do alto o que estamos vivendo nestes últimos anos. O mundo caminha apressadamente em direção do que está determinado por Deus – “Mas o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra, e as obras que nela há, se queimarão”.

Não queremos exibir uma biografia completa de Satanás, mas, deixar bem esclarecido de que ele é um ser real e vivo e, não apenas um símbolo do mal.  A elevada posição de Satanás nos céus é ilustrada pelo fato de que ele deve ter crido possuir bons motivos para supor que poderia obter sucesso no mais ousado de todos os feitos jamais tentados – a derrubada do próprio Deus. A rebeldia e o plano audaz do diabo não se limitaram ao reino celestial, porquanto o Senhor Deus finalizando a criação terrena, e eis que Satanás foi capaz de propagar sua rebeldia à face da terra, mediante a sua astúcia (sutileza).

Com frequência se pergunta por que Deus não esmagou instantaneamente a rebeldia de Satanás; e indagação semelhante se ouve com insistência: por que Deus não põe fim ao mal, mas permite a sua continuação? Embora Lhe seja possível, Deus não tem utilizado de seus poderes infinitamente superiores para subjugar repentinamente a rebeldia instaurada e disseminada por Satanás no mundo, porque isso apenas demonstraria que Deus é mais poderoso, e não necessariamente que ele é mais justo, superior e sábio.

O homem jamais poderia ter plena certeza de que o propósito de Satanás é conduzi-lo à perdição a menos que Deus tivesse demonstrado, no decurso da história, que a Sua vontade, o Seu caminho, tudo, é efetuado em total bondade, sabedoria e misericórdia. Deus precisa demonstrar que a rebeldia de Satanás tem produzido resultados desastrosos, tanto nos céus como sobre a terra. E também precisa demonstrar que as criaturas, celestiais ou terrenas, que são agentes livres e completos, podem escolher se realmente preferem o bem, fazendo-o pela escolha sábia, e não por coação.

Teremos 13 lições falando da sutileza de Satanás em atacar as verdades bíblicas nas mais variadas esferas da vida humana. Indiscutivelmente, seus ataques não seguem um padrão, eles se moldam de acordo com as eras; evoluem nos seus métodos; e, alternam em intensidade de acordo com as igrejas. Costumamos dizer que tem alguns crentes, que Satanás ‘não está nem aí’ para eles.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Enciclopédia de Champlin vol. 6
– Bíblia de Estudo Pentecostal.

Compartilhar

4 thoughts on “Deus adverte pessoas e grupos.

  • 27 de junho de 2022 em 07:48
    Permalink

    Deus abençoe poderosamente o senhor em mais um trimestre que vai ser abençoado …
    Deixe Deus te usar cada vez mais …

    Resposta
  • 28 de junho de 2022 em 06:15
    Permalink

    Deus o abençoe cada dia mais, fortalecendo sua vida e seu ministério. Muito grata por nos ajudar com os comentários de cada lição.

    Resposta
    • 28 de junho de 2022 em 07:48
      Permalink

      Graça e Paz minha querida irmã Adelza.
      Nada poderíamos realizar se não fosse a benigna, poderosa e misericordiosa mão do nosso Deus.
      Deus te abençoe exuberantemente.
      Erivelton Figueiredo

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.