"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

Demonstrando amor na obra missionária por meio da ação social.

I João 3: 17-18; Romanos 12: 20
 “Quem, pois, tiver bens do mundo e, vendo o seu irmão necessitado, lhe cerrar o seu coração, como estará nele a caridade de Deus? Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade.
 “Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça.

A Janela 10-40 é o lugar onde mora a maioria dos pobres do mundo. Quando falamos de pobreza, devemos ter em mente que na janela 10-40 esse termo se refere àquelas pessoas que não possuem nada e, pior ainda, não encontram ninguém ao redor que as possa socorrer, pois todos estão na mesma situação. Assim, dos mais pobres entre os pobres, mais de oito em cada dez vivem na Janela 10-40. Em média, eles vivem com menos de 250 dólares por família ao ano. Nesta região constatamos uma triste coincidência, pois alguns dos países mais pobres do mundo são também os menos evangelizados.

Segundo pesquisas, o mundo inteiro produz grãos suficientes para alimentar 20 vezes a humanidade por ano. No entanto, na janela 10-40, milhões de pessoas estão morrendo de fome. Em alguns lugares, além das pessoas não terem o que comprar (escassez de alimentos), também não tem o poder (dinheiro) de compra. Podemos nós, como igreja de Cristo, ficarmos indiferentes a essa triste realidade? Podemos continuar apáticos tendo conhecimento que milhares de semelhantes estão vivendo nas piores e mais miseráveis condições? Resolver os problemas sócio-econômicos desta região, sabemos que não conseguiremos, mas podemos amenizar o sofrimento de muitos com nossa oferta missionária.

Se as pesquisas estão corretas, hipoteticamente, o Brasil (só o Brasil) poderia enviar mensalmente nada menos que 70 milhões de Reais aos missionários no mundo. Isso seria possível se cada cristão evangélico contribuísse com apenas 1 real/mês. Todavia, embora os números das pesquisas estejam corretos, isso não quer dizer que todos os evangélicos do Brasil (70 milhões de pessoas) estão de fato envolvidos na expansão do Reino de Deus.

A citação do livro dos Provérbios, por Paulo, na carta aos Romanos, fala de um costume antigo dos egípcios no qual uma pessoa que quisesse demonstrar público arrependimento carregava uma panela de brasas vivas sobre a cabeça. Neste caso, as brasas simbolizavam a dor ardente de sua vergonha e culpa. Quando os crentes ajudam seus inimigos com amabilidade, esse procedimento causa vergonha para essas pessoas pelo seu ódio e animosidade. Bem como, do mesmo modo que os metais são derretidos quando colocados sobre brasas incandescentes, assim se amolece o coração de um inimigo que recebe esse tipo de bondade.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo e Aplicação Pessoal.
– Bíblia de Estudo Pentecostal.

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.