"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

O Jejum, um instrumento espiritual indispensável na caminhada.

Mateus 4: 1-4; Atos 13: 2-3
 “Então, foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo e, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome; E, chegando-se a ele o tentador… Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.
 “E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado. Então, jejuando, e orando...”

A tentação de Jesus por Satanás foi com a intenção de desviá-Lo da perfeita obediência à vontade de Deus. As respostas de Jesus, em cada caso, submeteram-se à autoridade da Palavra de Deus, ao invés de submeterem-se aos desejos de Satanás. Quando cedemos às tentações desobedecemos a Deus tornando-nos obedientes a Satanás. Satanás procurou tentar Jesus com as três maiores tenta­ções que ele sempre usou contra o homem. Satanás é o nosso maior inimigo. O crente deve estar consciente de que está numa guerra espiritual contra poderes malignos invisíveis, porém claramente reais.

Às vezes lemos a Bíblia tão displicentemente que não atentamos para o que está escrito e nem como está escrito. Sem o devido emprego da Palavra de Deus, o crente não pode vencer o pecado e a tentação. Geralmente não percebemos a diferença nos termos bíblicos para designar alguma situação ou condição. Por exemplo, sobre a tentação de Jesus, Lucas (4:1) escreveu que Jesus estava cheio do Espírito Santo, ou seja, estava apto a passar pela tentação e, no versículo 14 (do mesmo capítulo), Jesus vitorioso sobre Satanás, saiu daquela experiência ‘no poder do Espírito Santo’. O jejum e a oração transformaram Jesus de um homem cheio do Espírito para um homem que andava no ‘poder’ do Espírito.

Geralmente nos contentamos em estar cheios do Espírito e firmemente acreditamos que o estar cheio do Espírito Santo é simplesmente maravilhoso, porém, este é apenas o primeiro estágio de nosso progresso depois de nossa salvação. Precisamos perseverar em alcançar o nosso progresso espiritual.

Jesus Cristo nos mostrou o caminho e, pessoalmente, foi modelo para nós. Ele demonstrou que o ‘estar cheio do Espírito’ em si não nos torna aptos para exercermos na plenitude o chamado em nossas vidas. Precisamos estar dispostos a nos submetermos à disciplina do Espírito e, a partir daí, o Senhor tratará conosco em pontos cruciais de nosso ser, como: a vida de ora­ção, jejum e habilidade no manejar da Palavra de Deus.

Atualmente, temos crescido muito e dando passos mais defini­tivos em obediência à disciplina da oração, todavia o jejum é raramente praticado e continua sendo um mistério para a Igreja Moderna.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo e Aplicação Pessoal.
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– O poder secreto do Jejum e da Oração, Mahech Chavda

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.