"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

Devocional lição 06 / 4º Trim 2017, Sábado – Não há mais condenação para os que estão em Cristo Jesus.

Resultado de imagem para condenaçãoRomanos 8: 1-2
Portanto, agora, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o espírito. Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte

A carta que Paulo escreveu aos Romanos, é uma carta endereçada a crentes. Ele não escreveu para ímpios ou para aqueles que ainda iam se converter, o seu público alvo eram os salvos. E quando nos deparamos com o capítulo 8, já no primeiro versículo, vemos uma declaração conclusiva a respeito da nossa condição diante de Deus. Uma verdade magnífica! Uma verdade libertadora, que só não vive quem se coloca debaixo do jugo do pecado novamente. 

“Portanto, agora …” é um divisor de águas. Até um certo momento de nossas vidas, vivíamos segundo nossa vontade e desejos, e tudo quanto realizávamos era reprovado por Deus. Até um certo momento de nossas vidas, fazíamos o que bem entendíamos, não nos importando com a condição que estávamos diante de Deus. Até um certo momento de nossas vidas, éramos guiados pela concupiscência dos olhos, pela concupiscência da carne e pela soberba da vida, e muitos de nós desceram até o mais baixo nível da moral e dignidade humana e chegaram a viver em piores condições que os animais. Até um certo momento de nossas vidas, vivíamos tal qual vivos mortos, em corpos ambulantes, mas, mortos em nossos pecados e iniquidades.

“Portanto, agora, …” conclui taxativamente pondo um ponto final em toda acusação que pesava sobre nós. O Espírito Santo, quando inspirou Paulo a escrever desta maneira, tinha como objetivo que, quando, qualquer um que lesse essa passagem na Bíblia, estivesse convicto de que obra realizada por Jesus, na cruz, em favor da humanidade, não apenas libertava o homem do jugo do pecado, podia também apagar, extinguir e anular todo e qualquer tipo de pecado cometido. Os “crimes” (pecados) pelos quais deveríamos ser punidos, Jesus tomou-os, todos, sobre Si, fazendo-Se culpado em nosso lugar e foi punido com a morte de cruz. Desta maneira, a justiça do Supremo Juiz foi satisfeita, e juridicamente, ninguém pode ser condenado duas vezes pelo mesmo crime.

“Portanto, agora, …” estabelece um marco inicial. Um ponto de partida. A largada de uma peregrinação cujo fim é o arrebatamento. Todos quantos se alistaram para essa honrosa marcha, levam consigo um macabro passado cujo fim tinha que ser a morte. Entretanto, a acusação que, sem dúvida alguma, nos condenaria, foi removida e, AGORA, não temos que andar encurvados pelo peso da vergonha, bem como não precisamos mais nos “esconder” do Pai Celestial. De inimigos a amigos. De criaturas a filhos. De parentes distantes a coerdeiros com Cristo.

No primeiro versículo da carta que ele escreve aos Romanos, Paulo faz uma sublime declaração a respeito de si mesmo. O homem, que segundo seu próprio conceito encabeçava a lista de pecadores, “agora”, já não presta mais serviços ao farisaísmo, mas colocou-se à disposição de Jesus; “agora”, já não é apenas um religioso nas sinagogas, mas agarrou-se ao “arado”, tornando-se um apóstolo; “agora”, ele não mais persegue os que pregam o evangelho, mas tornou-se um entusiasta divulgador do Evangelho de Jesus Cristo.

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.