"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

Onde havia o pecado a graça de Deus o suplantou. – Lição 07/ 4º trim 2017

Imagem relacionada

Romanos 5: 20-21
Veio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça; para que, assim como o pecado reinou na morte, também a graça reinasse pela justiça para a vida eterna, por Jesus Cristo, nosso Senhor”

A graça de Deus não é um adendo para retificar a Sua lei. Tanto a graça como a lei são partes originais do plano de Deus para a salvação do homem. Quando pecadores, a visão que tínhamos da lei de Deus, era como se ela fosse uma “escada” que deveria ser galgada, degrau a degrau, até chegarmos ao topo, e assim, estarmos mais próximos de Deus. Quando nos deparamos com essa “escada”, fomos desafiados a escala-la, e muitos de nós subimos um, dois, três ou, até mesmo, quatro degraus, mas o tombo era inevitável. Destes que despencaram desta “escada”, alguns se ergueram e começaram nova escalada, outros não tentaram mais. Também existem aqueles que ao examinarem a altura da “escada” nem se arriscaram na escalada. Seja qual for o caso, o alivio foi grande quando, ao olharmos para a cruz e contemplarmos Cristo de braços abertos, entendemos que Ele estava se oferecendo para nos erguer acima desta “escada”.

Devemos estar cientes de que a lei foi dada para revelar ao homem a necessidade da graça de Deus. A lei nos obriga a ser obedientes, enquanto que a graça nos leva a obedecer espontaneamente. Obedecemos, agora, não por uma necessidade, mas tão somente por amor a Deus. Obedecemos, agora, não pelo nosso próprio poder, mas pelo poder de Deus.

A lei não foi suficientemente capaz de frear a degeneração do caráter humano. Quanto mais a lei revelava quem era o homem, mais corrupto e mais degradante tornava seu ser, chegando ao ponto de ter sua mente cauterizada em relação ao pecado. A maldade do coração do homem já não incomodava sua consciência, e assim, não se sentia culpado pelos atos abominados por Deus. A lei levou o homem a pecar mais e mais.

A distinção entre a lei e a graça está no fato de que quando tropeçávamos em algum “til” da lei, deveríamos retornar ao ponto de partida e iniciar do “zero”, enquanto que a graça nos permite retomar a caminhada do ponto em que falhamos. Isso é GRAÇA! A lei, impiedosamente, nos acusava e impunha que a justiça fosse feita, a graça, ah! meus queridos, a graça nos tirou essa culpa e nos justificou em Cristo Jesus.

Jesus de maneira alguma burlou a lei, antes, Ele a cumpriu na sua exigência. O que a lei exigia acerca do homem, Jesus pagou na cruz, e agora, acima do topo da “escada” da lei, Ele estende suas mãos em nosso socorro, convidando-nos a viver de forma plena, segundo a Sua graça.

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.