"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

É preciso testemunhar da pessoa de Jesus no mundo virtual.

Atos 1:8
 “Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra.

O conceito de virtual está, atualmente, associado àquilo que tem existência aparente e não propriamente real nem física. O termo é bastante corrente no âmbito da informática e da tecnologia para fazer referência à realidade construída através de sistemas ou formatos digitais. Conhece-se como realidade virtual o sistema tecnológico que permite que o utilizador tenha a sensação de estar imerso num mundo supostamente real. Esta ilusão produz-se graças aos modelos criados por um computador que o utilizador contempla através de um capacete especial. Embora a realidade virtual tenha nascido para ser aplicada aos jogos de vídeo, atualmente, tem-se mostrado útil em áreas como a medicina e o transporte.

Não tenho a intenção de disseminar entre os leitores e, muito menos, entre os alunos da minha classe de EBD uma teoria do caos no que diz respeito ao mundo virtual. Porém … Contudo … Todavia, como sempre digo, prefiro ficar com os meus dois pés atrás sobre tudo o que é veiculado nas redes sociais. Não acredito piamente em tudo o que vejo nem, tampouco, desacredito, ou seja, do meu ponto de vista, tudo é 50% mentira como, também, 50% verdade. Não estou dizendo que tudo que se posta é falso, mas que da totalidade das coisas postadas temos que usar vários filtros para reter o que é de real valor.

Nas questões espirituais, vejo o mundo virtual extremamente perigoso. Essa conclusão veio através do comportamento dos alunos de EBD que tem acesso a internet (aliás, quem no dia hoje não tem?). O pouco tempo destinado a ministração do ensino doutrinário nas igrejas não é suficiente para convencê-los da verdade, isso porque o tempo a que eles ficam expostos nas redes sociais é muito superior.

Uma pesquisa revelou que, em média, cada pessoa no mundo passa seis horas e quarenta e dois minutos conectada à internet — o que, ao longo do ano, significaria que um total de 100 dias inteiros dedicados ao uso da internet. Aqui no Brasil a média é ainda maior. O brasileiro fica conectado, em média, por nove horas e vinte nove minutos todos os dias. Isso quer dizer que, dos 365 dias do ano, em 145 deles, geralmente, são desperdiçados na internet. A pesquisa coloca o Brasil apenas atrás das Filipinas, que passa mais de dez horas por dia conectada à internet.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– https://conceito.de/virtual
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.
– https://canaltech.com.br/internet/brasil-e-o-segundo-pais-do-mundo-a-passar-mais-tempo-na-internet

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.