"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

Atendendo ao chamado universal da evangelização.

Mateus 28: 19-20
 “Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos. Amém!

Jesus ordenou que seus discípulos fizessem discípulos e os ensinassem. Jesus não nos mandou ‘fazer crentes’, pois isso, só Ele pode fazer. Ele nos mandou ‘fazer discípulos‘, ou seja, ensinar minuciosa e metodicamente tudo o que temos aprendido em relação aos ensinos bíblicos, e para isso Ele nos capacita. Enchemos as igrejas com um número razoável de crentes, mas, o que Jesus leva em consideração não é a quantidade de crentes que tem numa igreja, mas a qualidade dos crentes. Quantidade tem a ver com o novo nascimento, novos convertidos. Qualidade tem a ver com discipulado. Ser discípulo de Jesus, como ensina o Novo Testamento, não é apenas ser um aprendiz do Senhor, mas primeiramente ser um seguidor do Senhor.

O crente, uma vez nascido de novo, precisa crescer (desenvolver) na maturidade crista. O meio para isso acontecer é o discipulado. As condições básicas para ser discípulo de Jesus são: prioridade quanto a Jesus em relação a quaisquer outras pessoas – “Se alguém vier a mim e não aborrecer a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs, e ainda também a sua própria vida, não pode ser meu discípulo”; a cruz própria em relação ao seu ‘eu’ – “E qualquer que não levar a sua cruz e não vier após mim não pode ser meu discípulo”; e renúncia pessoal ‘a tudo quanto tem’ – “Assim, pois, qualquer de vós que não renuncia a tudo quanto tem não pode ser meu discípulo.

O discípulo de Jesus, como está escrito – “E qualquer que tiver dado só que seja um copo de água fria a um destes pequenos, em nome de discípulo, em verdade vos digo que de modo algum perderá o seu galardão”, é humilde. Esse versículo também revela que quem ajuda um discípulo do Senhor será recompensado por Ele. O discípulo não dirige a si mesmo como ele quer; ele deve ser dirigido pelo Senhor. Os discípulos de Jesus são, pelo povo, acusados e criticados – “E os escribas deles e os fariseus murmuravam contra os seus discípulos, dizendo: Por que comeis e bebeis com publicanos e pecadores?

Discípulos do Senhor não são infalíveis; eles podem equivocar-se – “E os discípulos, vendo-o caminhar sobre o mar, assustaram-se, dizendo: É um fantasma. E gritaram, com medo.” Nós, como discípulos do Senhor podemos e, sem dúvida, temos nos equivocado com algum assunto pertinente à interpretação bíblica ou, até mesmo, em algum julgamento feito.

O discípulo de Jesus é diferente da multidão – “Então, falou Jesus à multidão e aos seus discípulos”. Ser diferente da multidão requer abnegação e renuncia de muita coisa da nossa parte – “Não seguirás a multidão para fazeres o mal“. O discípulo experiente e amadurecido esforça-se primeiro para ser, para então fazer.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia com comentários do Pr. Antônio Gilberto
– Bíblia de Estudo e Aplicação Pessoal.
– Bíblia de Estudo Pentecostal.

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.