"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

O povo de Deus reunido debaixo do Antigo Pacto.

Deuteronômio 4: 10
 “No dia em que estiveste perante o SENHOR, teu Deus, em Horebe, o SENHOR me disse: Ajunta-me este povo, e os farei ouvir as minhas palavras, e aprendê-las-ão, para me temerem todos os dias que na terra viverem, e as ensinarão a seus filhos.

Talvez, muitos dos que estão dentro de uma igreja possuem muito pouco (ou nenhum) entendimento do significado ‘real’ da igreja, por isso, o Espírito Santo nos impele, mais uma vez, falar desta doutrina tão imprescindível para o amadurecimento cristão. A visão que o crente deve ter da igreja que frequenta tem que estar fundamentada na fé, e a fé como está escrito – “… a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus”. Sem dúvida alguma, Deus tem grandes e extraordinários planos para sua igreja neste ano de 2024 e, para isso, Ele deseja que tenhamos uma compreensão mais clara da Sua igreja.

Infelizmente a doutrina da igreja (Eclesiologia) é uma das áreas da teologia cristã que pouco crente dá importância, pois um conceito próprio pré-existente o faz desprezar esse assunto por considerá-lo já dominado. Porém, tal descuido deve-se, em parte, à suposição comum de que algumas áreas do estudo teológico são mais essenciais para a salvação e a vida cristã, como por exemplo as doutrinas de Cristo e da salvação, ao passo que outras são realmente mais emocionantes, como as manifestações do Espírito Santo ou a doutrina das últimas coisas. Desta forma, a Eclesiologia (doutrina da Igreja) é um assunto que muitos crentes consideram conhecido pelo simples fato de ser parte regular de sua vida.

A Eclesiologia não é um estudo das religiões. O Espírito Santo não tem por objetivo nos fazer conhecer todas as religiões do mundo, mas tão somente o de nos conduzir a uma melhor e mais firme compreensão da origem, natureza e vocação daqueles que foram ‘chamados para fora’. As Escrituras, juntamente com a história do desenvolvimento e expansão do Cristianismo, oferecem uma riqueza de introspecções à natureza e propósito da Igreja. Adquirir melhor conhecimento teológico sobre a Igreja não é somente um exercício acadêmico digno de nossa atenção. Torna-se essencial para obtermos uma perspectiva correta da teologia que deve ser aplicada à vida diária.

A Igreja foi projetada e criada por Deus. É a sua maneira de prover alimento espiritual para o crente e oferecer uma comunidade de fé através da qual o Evangelho é proclamado e a sua vontade progride a cada geração. Logo, a doutrina da Igreja trata de questões de importância fundamental para o nosso comportamento cristão individual e a correta compreensão da dimensão corpórea da vida e ministério cristãos.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo e Aplicação Pessoal.
– Bíblia com comentários do Pr. Antônio Gilberto.

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

One thought on “O povo de Deus reunido debaixo do Antigo Pacto.

  • Antonio Pedroso Rodrigues

    São de grande valia pra mim esses comentários do irmão,que Deus em sua infinita misericórdia continua a te usa na

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.