"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

A realidade bíblica da Carne como inimiga da jornada.

Gálatas 5: 19; 6: 8
 “Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: prostituição, impureza, lascívia...”
 “Porque o que semeia na sua carne da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito do Espírito ceifará a vida eterna.

Pelo contexto das passagens bíblicas que tratam da carnalidade humana, percebemos que o homem carnal é crente. Não obstante, sua vida cristã é mista, dividida e marcada por constantes subidas e descidas. Ele é um crente que ‘começa pelo Espírito e termina pela carne’. É chamado carnal porque a velha natureza adâmica, herdada da raça humana, ainda prevalece nele, ou seja, tal homem ainda não se submeteu totalmente ao domínio Espírito Santo.

A carnalidade (no sentido bíblico) como inimiga a ser vencida por nós, não diz respeito apenas aos pecados de ordem sexual, mas fala de tudo aquilo que dá satisfação ao homem e que é contrário aos propósitos de Deus. Nossa natureza pecaminosa, embora não possa ser mudada, precisa ser mortificada e vencida pelo poder do Espírito Santo – “… porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis.

Nem todo crente vive uma vida totalmente consagrada, nem se acha disposto a vencer plenamente a natureza adâmica. Às vezes, somos surpreendidos quando nossa velha natureza age livremente ao invés de ‘levar cativo todo pensamento à obediência de Cristo’. Para ‘destronar’ nossa velha natureza precisamos estar em inteira submissão a Cristo, como nosso Senhor, e pela obra santificadora do Espírito Santo em nosso ser.

Devemos compreender que não é o pecado que morre dentro de nós, mas ao contrário, somos nós que devemos morrer para o pecado e viver para Deus. Da mesma forma não é o mundo que deve ser crucificado para nós, mas ao contrário, somos nós que devemos estar crucificados para o mundo. Um dos grandes perigos na nossa jornada de fé consiste em descermos da cruz.

Nossa natureza pecaminosa não quer nenhum um relacionamento sério com Deus. Vez ou outra, entristecemos o Espírito Santo, fazendo o que bem queremos. O Espírito Santo não pode levar-nos a uma vida cristã abundante, poderosa e triunfante, porque, ainda não atingimos maturidade suficiente para nos libertar de algumas mazelas, porque ainda nos encontramos presos às coisas desta vida e deste mundo. 

O homem carnal estará sempre dividido: em parte vive para Deus, e em parte vive para agradar a si mesmo. Enquanto o homem espiritual vive no plano superior das ‘regiões celestiais’, o carnal vive mais na esfera do terreno, porque a sua visão está voltada para o natural. 

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo e Aplicação Pessoal.
– Doutrina do Homem, Pr. Carlos Oliveira

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.