"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

Como tentador, o Diabo atua para desestabilizar o crente

Mateus 4: 1-12
 “Então, foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo e, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome… Então o diabo o transportou à Cidade Santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo, e disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te daqui abaixo… Novamente, o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles… Então, o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos e o serviram. Jesus, porém, ouvindo que João estava preso, voltou para a Galiléia.

Satanás significa ‘adversário’ e descreve seus intentos maliciosos e persistentes de obstruir os propósitos de Deus. Essa oposição manifestou-se especialmente nas suas tentativas de impedir o plano de Deus ao procurar destruir a linhagem escolhida, da qual viria o Messias. E desde o princípio ele tem persistido nesta luta. A concepção popular de um diabo com chifres, pés de cabra, e de aparência horrível teve sua origem na mitologia pagã e não na Bíblia. De acordo com as Escrituras, Satanás era originalmente um anjo de luz, o mais glorioso dos anjos. Mas ele, orgulhosamente, aspirou a ser como o Altíssimo e caiu na ‘condenação do diabo’.

Assim, Satanás é o ser que odeia Deus e os homens e na Bíblia encontramos referências que definem seu caráter. Por exemplo, Satanás é chamado de diabo na Bíblia porque diabo, literalmente, significa ‘caluniador’. Satanás é chamado assim porque calunia tanto a Deus como ao homem. Outra referência que define seu caráter é a de destruidor, pois, ele está cheio de ódio contra o Criador e suas obras e deseja estabelecer-se a si mesmo como o deus da destruição.

Além de tentador e serpente, a Bíblia se refere a Satanás com o príncipe e deus deste mundo – “… nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que não lhes resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.” Esses títulos sugerem sua influência sobre a sociedade organizada fora ou à parte da influência da vontade de Deus. Quando João escreveu que “… todo o mundo está no maligno“, ele está dizendo que todas as pessoas estão influenciadas por ele.

Satanás é o perturbador da obra de Deus. Ele faz  terrível oposição ao Evangelho, dominando, cegando e enganando. Ele aflige e tenta os santos de Deus. Ele é descrito como presunçoso; orgulhoso; poderoso; maligno; astuto; enganador; feroz e cruel.

Ele não limita as suas operações aos ímpios e depravados. Muitas vezes age nos círculos mais elevados como ‘um anjo de luz’. Deveras, até assiste às reuniões religiosas, o que é indicado pela sua presença no ajuntamento dos anjos. Frequentemente seus agentes se fazem passar como ‘ministros de justiça’. A razão que o leva a frequentar as reuniões religiosas é o seu malicioso intento de destruir a igreja, porque ele sabe que uma vez perdendo o sal da terra o seu sabor, o homem torna-se vitima nas suas mãos inescrupulosas.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de estudo e Aplicação Pessoal.
– Conhecendo as Doutrinas Bíblicas, Myer Pearlman

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.