"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

É preciso sujeitar-se a Deus e resistir o Diabo.

Tiago 4: 7
 “Sujeitai-vos, pois, a Deus; resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.

Embora o diabo esteja em confronto aberto e direto contra Deus e a tudo o que está relacionado a Ele, não temos que esperar até o final para sabermos como tudo terminará. Deus já derrotou Satanás e, quando Cristo voltar, o diabo e todos aqueles que ele apóia serão eliminados para sempre. Porém Satanás está aqui e agora, e está tentando nos conquistar para a sua causa maligna – “… Porque o diabo desceu a vós e tem grande ira, sabendo que já tem pouco tempo.” Com o poder do Espírito Santo, podemos resistir ao diabo, e ele fugirá de nós.

O que, talvez, alguns crentes ainda não perceberam é que para fazermos resistência ao diabo, primeiro temos que nos sujeitar a Deus. E, como isso é feito? Tiago menciona cinco maneiras de nos sujeitarmos a Deus. A primeira coisa que devemos fazer é nos humilhar diante de Deus. Isso implica em nos submetermos à Sua autoridade e vontade, devemos comprometer nossa vida com Ele e com o Seu controle, e estejamos dispostos a segui-Lo. Assim, e somente assim, é que temos condições de resistir ao diabo.

Resistir ao diabo não é entrar num confronto direto com ele (isso é perigoso), nós fazemos resistência ao diabo quando não permitimos ser seduzidos por suas ofertas. Para isso devemos estar com nossas mãos limpas e nosso coração puro (isto é, vivendo uma vida pura). Devemos estar continuamente limpos do pecado, substituindo o nosso desejo de pecar pelo desejo de experimentarmos a pureza de Deus. Devemos nos entristecer e estar pesarosos por causa dos nossos pecados.

Deus promete estar perto de todos que se afastam do pecado, que purificam os seus corações e que o invocam verdadeiramente arrependidos. A comunhão com Deus trará sua presença, graça, bênçãos e amor. Para aqueles que com humildade se chegam a Deus, Ele lhes dá abundância de graça, de misericórdia e de ajuda em todas as situações da vida.

Devemos atentar para a sequência em que estão escritas as palavras, ou seja, antes de querermos resistir ao diabo, primeiro devemos estar próximos de Deus. Sujeitar-se é colocar-se na condição de dependente, em todas as coisas. O crente verdadeiro tem plena consciência de que não pode realizar coisa alguma sem o auxilio de Deus.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo e Aplicação Pessoal.

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.