"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

A Palavra de Deus, uma poderosa arma espiritual.

Mateus 4: 4; I Pedro 2: 2
 “Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.”
 “… desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que, por ele, vades crescendo…”

O uso das figuras de linguagem nos textos bíblicos não tem por finalidade somente nos fazer compreender com mais clareza os ensinos contidos, antes é nos conscientizar das realidades que elas representam. Tanto Mateus quanto Pedro estão falando de uma realidade da qual, ninguém que está vivo, pode escapar – o processo de crescimento (maturidade). O desenvolvimento humano (no aspecto fisiológico) não depende do quanto as pessoas querem ou não desenvolver, ele é um processo natural. Por outro lado, o desenvolvimento espiritual, este sim, dependerá do quanto nós estamos dispostos a crescer.

O grande problema que muitos pessoas enfrentam consigo mesmas é o fato de julgarem que por estarem bem próximas (no sentido de espaço geográfico) de outra pessoa é o suficiente para terem um profundo conhecimento sobre ela. O que queremos dizer é que tem crente que pensa que por ser um frequentador assíduo na igreja faz dele um amigo íntimo de Deus. Outros pensam que por serem cumpridores dos deveres morais para com o próximo, isto é, por serem ‘bonzinhos’ são, automaticamente, filhos obedientes de Deus.

Essas e outras questões mal compreendidas por muitos crentes residem no fato de que eles ainda não entenderam o que aconteceu com eles no ato da salvação. Não é raro vermos alguns mestres, no ato do ensino, misturarem as teologias de Calvino e Armínio. Ora, se eles que são mestres ainda não conseguiram fazer distinção entre uma e outra, o que se dirá daquele que está ouvindo.

Quando nós entramos pela ‘porta estreita’ (fomos salvos), neste ato, fomos regenerados, justificados e santificados. Se, naquele momento tivéssemos morrido, evidentemente, não precisaríamos passar pelo processo de desenvolvimento espiritual, no entanto, como permanecemos vivos, então temos que trilhar pelo ‘caminho apertado e angustiante’ até chegarmos ao Céu. E, o trajeto da nossa jornada está condicionado ao processo espiritual que temos desenvolvido em nós mesmos. Quanto mais conhecemos o Deus da Palavra através da Sua Palavra Revelada – Bíblia Sagrada, mais fácil se torna o nosso trajeto.

Quando falamos em conhecer o Deus da Palavra, evidentemente, que não estamos falando de um conhecimento intelectual apenas, mas em se ter um profundo relacionamento com Ele. Só conhecemos de fato aqueles com quem mantemos um intimo relacionamento pessoal.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo e Aplicação Pessoal.

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.