"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

O Inimigo apresenta diversas estratégias contra nós.

I Pedro 5: 8
 “Sede sóbrios, vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar”.

O diabo e seus demônios estão em rebelião ativa contra Deus, e consequentemente, estão constantemente trabalhando contra o povo de Deus. Seus ataques, geralmente, são sob a forma de tentação ao pecado, promoção de heresias e, usando todos os meios do sistema mundano, fazendo oposição ao evangelho e à igreja. Não nos enganemos, o diabo está o tempo todo tentando nos demover da fé através de algum meio e, geralmente, são coisas que nos atraem.

Ao usar a metáfora do ‘leão, Pedro quer nos despertar para a necessidade de estarmos sempre sóbrios e vigilantes. A intenção de Pedro é nos fazer entender que os ataques do diabo não são previsíveis, pelo contrário, na maioria das vezes, o diabo nos surpreende com alguma façanha. A sobriedade e vigilância implicam em termos um discernimento mais aguçado é sabermos identificar o que é armadilha do diabo. Em primeira instancia devemos pensar que não existe ‘obra do acaso’. Não existe ‘mera coincidência’. Evidentemente que não estamos induzindo ninguém ao fanatismo religioso, mas, também, não podemos ser relapsos com nossa jornada por este mundo.

Nos versículos adiante, Pedro vai nos ensinar que ao sermos atacados pelo diabo (sermos alvos das suas artimanhas), nós não devemos correr, mas sim fazer-lhe resistência com a fé. A Bíblia não diz para corrermos pedindo socorro a Deus quando formos alvos dos ataques do diabo, antes, devemos lutar, isso é resistir firmemente não somente nos defendendo, mas também, atacando seus domínios. Não combatemos o diabo discutindo verbalmente com ele. Isso é tolice de alguns! O diabo não se amedronta com ameaças verbais. Não adianta mandar ele sair aos berros.

O princípio bíblico para resistirmos aos ataques do diabo diz que devemos usar de contra-recursos correspondente aos ataques, ou seja, se formos tentados a pecar (seja de qualquer forma) nossa resistência é feita dizendo NÃO ao pecado e continuarmos seguindo a santidade. Quando ele espalha contenda dentro da igreja, devemos combatê-lo pregando o amor fraterno. Se ele introduz falsas doutrinas dentro da igreja, nossa resistência é refutando abertamente o erro, doa em que doer.

 Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça  e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo e Aplicação Pessoal.
– Bíblia de Estudo NAA-CPAD

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.