"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

Devocional lição 11/ 2º trim 2017, Terça-feira – Deus usa as coisas sem importância.

I Coríntios 1:27-29
Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes. E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são para aniquilar as que são; para que nenhuma carne se glorie perante ele”.

Deus não se impressiona com nossa aparência, nossa posição social, nossas realizações, nossas origens ou nossa situação financeira. O evangelho da graça de Deus não deixa espaço para a vanglória pessoal. Na sua obra, Deus usa todos tipos de pessoas (convertidas). A sabedoria humana sempre vai estar em confronto com o poder divino. 
Paulo ao escrever aos coríntios, não está assegurando que Deus só vai usar os menos favorecidos socialmente ou intelectualmente, pois se essa fosse a interpretação, ele mesmo (Paulo) estaria excluso da obra de Deus. O chamado de Deus é abrangente e universal, e ocasionalmente, alguém de mais alta posição (intelectual ou social) vai atender ao chamado.

Mas alguém pode dizer que seus atributos são muito uteis na obra de Deus. Aleluia! Mas nunca devemos nos esquecer de que Deus nos usa, apesar do que somos e não pelo que somos. Não se mede a espiritualidade de uma igreja pelo povo que a frequenta. Uma igreja não é espiritual só porque seus membros são os “excluídos socialmente”. A espiritualidade de uma pessoa não vem embutida na condição financeira. A espiritualidade é a soma de vários fatores, dentre os quais se encontra o desprendimento das coisas desta vida.
Não quero nada, a não ser servir a Jesus; Não tenho nada, a não ser a salvação; e não sou nada, a não ser co-herdeiro com Cristo.

Algum tempo atrás, numa conversa informal com uma psicóloga, ela me disse com toda convicção: “Erivelton, nenhuma pessoa muda seu caráter ou comportamento. As pessoas conseguem, no máximo, melhorar um pouco. Mas mudar nunca! ” Naquele tempo, eu ainda era um neófito na fé, apesar de frequentar uma igreja não tinha um profundo conhecimento do poder Deus. E diante do que ouvi, eu me calei, pois não tinha com que argumentar com a psicóloga.
A ciência médica e a psicologia podem explicar muitas coisas acerca do comportamento humano. Podem explicar a fisiologia de muitos órgãos do nosso corpo. Podem explicar todas as atividades do cérebro. Podem explicar as causas de determinadas doenças. Podem explicar os efeitos de determinadas ações. Podem escrever livros e mais livros, dissertando profundamente sobre a psique. Mas não conseguem explicar como uma pessoa vil e desprezível se transforma num santo. Isso para eles é loucura, pois não admitem que o PODER DO EVANGELHO de JESUS CRISTO pode MUDAR as pessoas.
Antes de sua conversão, Paulo havia sido extremamente zeloso, pois era um fariseu caprichoso, mas teve de abrir mão de sua religião para ter um lugar no céu. Vai chegar a hora em que todo nosso conhecimento secular vai ser confrontado pelo poder de Deus, e sem dúvida alguma, abriremos mão deles para ter, assegurado, nosso lugar no céu.

Entenda que, se estamos na presença de Deus, não é por causa do somos, mas APESAR do que somos.

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

One thought on “Devocional lição 11/ 2º trim 2017, Terça-feira – Deus usa as coisas sem importância.

  • Luzimar

    Bom dia

    Muito bem explicado. Gostei muito. Texto de fácil acesso de compreensão.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.