"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

Devocional lição 11/ 2º trim 2017, Quarta-feira – Deus “dá graças aos humildes”.

Tiago 4:6
Antes, dá maior graça. Portanto, diz: Deus resiste aos soberbos, dá, porém, graça aos humildes

O mundo (sistema) sempre estará em conflito declarado com Deus; a carne em constante luta contra o Espírito, e o diabo em ferrenha oposição a Jesus Cristo e sua obra redentora. O principal pecado de satanás é o orgulho, o qual ele usa como arma na sua guerra contra os santos e contra tudo que diz respeito a Deus. Deus deseja que sejamos humildes; Satanás deseja que sejamos orgulhosos. Deus quer que sejamos dependentes de sua graça, enquanto o diabo quer que sejamos dependentes de nós mesmos. 

Seria hilário se não fosse trágico, ouvirmos as pessoas se vangloriarem de sua espiritualidade, dizendo o seguinte: “ Eu sou (homem ou mulher) de Deus, porque eu vivo orando (por si mesmo), jejuando (em favor de causas próprias), não saio do monte (aliás, vive mais no monte do que com a própria família), pago um preço altíssimo (sacrifício?), por isso não estou aqui para brincar de crente.  Sou um instrumento de Jeová (a única coisa que faz é falar línguas estranhas) ”. Satanás é o autor de todos os empreendimentos espirituais que procuramos realizar por conta própria. Ele gosta de inchar o ego e de encorajar o crente a fazer as coisas a sua maneira. O ser humano não tem coisa alguma de que se orgulhar. Não há bem algum em nós.

Um dos grandes problemas que as igrejas enfrentam nos nossos dias é o grande número de “celebridades” que estão dentro delas. Mas não estamos falando de vultos nacionais, estamos nos referindo a pessoas “comuns” que se auto intitulam. Pessoas que exalam orgulho por todos os poros do seu corpo, porque foram agraciadas com uma boa voz, uma perfeita dicção, desenvoltura para falar em público, pessoas que tem excelente criatividade, sabem promover harmonia através da interação das pessoas, enfim, pessoas com muitos dons naturais e nenhum dom espiritual, e com isso, a Glória de Deus está perdendo espaço dentro das igrejas.

Enquanto escrevia esse devocional, fiquei imaginado Maria (mãe de Jesus). Quais seriam suas atitudes, caso não fosse uma serva “agraciada”? Se ela vivesse em nossos dias, provavelmente exigiria “Royalties”, direitos autorais, por tudo o que Jesus falou e realizou. Sem dúvida estaria morando numa cobertura, tendo ao seu dispor um “exercito” de serviçais, financiados por alguma igreja. Com toda certeza seus “cachês” seriam estratosféricos. E, se fosse questionada acerca disto, talvez ela respondesse tal como todos os “mercenários cristãos” respondem: “digno é o obreiro de seu salário”. No entanto, Maria aceitou a obra de Deus que se realizaria através dela, e em momento algum se envaideceu por isso.

Enquanto tivermos confiança no valor das nossas próprias atitudes não espirituais, mundanas e pecaminosas, enquanto acharmos que elas são satisfatórias, enquanto estivermos dependentes da nossa própria capacidade, Deus não pode fazer nada por nós. Deus só se manifestará em nós, quando formos humildes e admitirmos que nosso espírito é enganoso e que somos pobres, cegos e necessitados do Seu amparo.

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.