"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

Devocional lição 03 / 4º Trim 2017, Quinta-feira – A justificação do pecador foi um ato da graça de Deus.

Resultado de imagem para graça e DeusRomanos 3: 23-24
Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus

 

A questão do pecado não é tão simples de resolver como imaginamos. O pecado, independentemente do grau, se é que podemos classifica-lo, gera, IMEDIATAMENTE, separação entre o homem e Deus.
Há quem gosta de usar a Palavra de Deus para classificar pecados em “pecadinhos” e “pecadões”, entretanto, a Bíblia em lugar algum deixa explícito essa classificação, ela esclarece, e o faz com muita nitidez, que as consequências de determinados pecados podem ser mais graves que outros, contudo, todos são pecados. 

A questão da classificação de pecados incorre num erro grave que cometemos: sempre julgamos os outros mais, ou maiores, pecadores que nós. Mas isso não é um problema atual, isso é desde que o pecado entrou no mundo criado por Deus. E o Senhor anunciou desde o início que Ele já tinha a solução para o pecado: Um sacrifício iria acontecer! Ora, para satisfazer as exigências do Deus Justo e Santo não poderia ser um “sacrificiozinho” qualquer. Com isso, Ele busca entre os homens alguém que cumpra suas exigências e não acha, e matar o pecador nunca foi e jamais será a intenção de Deus.

O que Paulo está dizendo na sua carta aos Romanos é que a situação da humanidade é trágica e irreparável, “todos pecaram”. Não tem esse nem aquele. Todos, irremediavelmente, estavam separados de Deus, e pior que isso, ninguém, por si mesmo, se esforçava para ir até Deus. Ninguém, por si mesmo, procurava Deus. Se nosso Deus quisesse resolver o problema do pecado, Ele deveria dar o primeiro passo. E foi exatamente isso que Ele fez.

O primeiro passo que Deus deu em direção ao homem foi em manifestar sua graça, ou seja, o Senhor declara para o homem que, mesmo, o homem sendo merecedor do castigo que foi imputado, Deus estava disposto a perdoa-lo e, se o homem quiser, poderia ser inocentado e justificado. Alguns homens, mesmo diante de uma oferta tão graciosa, ainda permanecem temerosos, pois tiveram uma vida intensa de atitudes abomináveis, a estes Deus diz: “Não temas! Não vou tratar contigo conforme você merece, pelo contrário, vou te dar o que você não merece”.

Que nos salvou, e chamou com uma santa vocação; não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos dos séculos

A graça além de ser uma qualidade divina, pois é parte das Três Pessoas da Trindade, ela é soberana, pois Deus não consultou ninguém nem esperou permissão para concede-la ao homem. A graça é a única base para sermos aceitos diante de Deus, pois o perdão dos pecados, a redenção por meio do sangue de Cristo, a sabedoria, o entendimento, e todas as bênçãos espirituais são concedidos somente pela graça. A graça é para poucos, pois se ainda existem os remanescentes salvos, é unicamente pela graça de Deus.

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.