"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

Nenhuma obra meritória garante a salvação – Lição 07/ 4ºtrim 2017

Resultado de imagem para lei graçaGálatas 2: 16
Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé de Cristo e não pelas obras da lei, porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada

Imaginem se os órgãos governamentais que regulam o trânsito elaborassem leis e não levasse, tais leis, ao conhecimento da população. Imaginem se não tivéssemos conhecimento das leis de trânsito que já existem, provavelmente, cada um faria o que bem entendesse no trânsito, guiaria seu veículo na velocidade que lhe conviesse, sem se importar se estava agindo certo ou errado. Por um momento, imaginem grandes centros urbanos sem as leis regulamentadoras de trânsito, pois, se com as leis estabelecidas já é um caos, imaginem sem essas leis. Tais leis, mesmo que suas sanções sejam ríspidas, não evitam acidentes nem intimidam os infratores.

Segundo pesquisas realizadas, o Brasil é o quinto país do mundo com o maior índice de mortes causadas em acidentes de trânsito. São 47 mil mortes e outros 400 mil com sequelas de algum tipo de acidente no trânsito, segundo o Folhapress. A incidência maior das causas de acidentes está na displicência dos motoristas condutores que desviam a atenção com coisas secundárias, e isso, talvez, seja fruto da “vasta experiência” que o condutor tem, e isso o faz sentir-se mais seguro, ou porque seja um “expert” em leis de trânsitos, conhecendo todas minuciosamente, e isso o deixa mais aliviado caso aconteça alguma coisa. O que muitos não entendem é que as leis, por si mesmas, não evitam acidentes, mas, que elas são instrução para evitar acidentes àqueles que as observam.

Deus deu a Sua lei a seu povo não para salvá-los, pois cumprir toda a lei de Deus é impossível ao homem, mas, para que ela pudesse conduzi-los a salvação. A lei de Deus não foi e nunca será um meio de salvação. Mesmo que, hipoteticamente, cumpríssemos toda a lei de Deus, mesmo assim, não seríamos salvos, a lei de Deus foi e sempre será um sinalizador para orientar o infrator acerca do caminho que ele deve seguir, ou, até mesmo o caminho que ele não deve seguir. A lei de Deus nunca levou e nunca levará ninguém ao céu, contudo, ela aponta com extrema diligência, o CAMINHO para se chegar lá. A lei nunca reivindicou para si o papel de solucionador de problemas, mas uma coisa temos que admitir, ela é o meio para se evitar os problemas. Da mesma forma, a lei de Deus nunca assumiu o papel de remidora do homem, mas, infalivelmente, apontava para Aquele que seria o remidor, Jesus Cristo.

Sendo assim, não há razão para vivermos debaixo jugo da lei, pois ela é incapaz de nos justificar. O objetivo dela é revelar ao infrator sua culpa, bem como, apontar para a solução. Contudo não podemos, também, despreza-las no sentido de que são inúteis, pois a lei de Deus “é boa e o mandamento, santo justo e bom”. Deus deixa bem esclarecido em Sua Palavra que a lei que Ele deu nunca nos tornará aceitáveis diante dEle. Porém, ela desempenha um papel importantíssimo na vida do crente nos dias de hoje, pois, ela nos oferece um parâmetro de comportamento, indicando que está sendo oferecido, a nós, oportunidade de sermos melhores, e, por fim, somos levados a confiar plenamente na suficiência de Cristo para nos tornarmos observadores da lei de Deus. A lei nunca nos salvará!

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.