"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

Enchei-vos do Espírito.

Efésios 5: 1-18
Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados; e andai em amor, como também Cristo vos amou e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave … … Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por essas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência. Portanto, não sejais seus companheiros … … E não comuniqueis com as obras infrutuosas das trevas, mas, antes, condenai-as … … Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, remindo o tempo, porquanto os dias são maus. Pelo que não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor. E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito

Não vos enganem e nem permitam que sejam enganados por discursos persuasivos de uma vida abundante de bênçãos, bem como, de uma vida imune a todas as tentações deste mundo. A plenitude do Espírito Santo na vida do crente está condicionada a maneira como cada crente corresponde à graça que lhe é dada para viver em santificação. É totalmente impossível que alguém que vive desobedecendo a Palavra de Deus, e isso implica em desobediência ao próprio Deus, tenha uma vida santificada. Aquele que se envolve com as coisas deste mundo, indiscutivelmente, está desagradando Aquele que o alistou para a batalha.

O que Paulo está tentando explicar aos crentes de Éfeso é que Deus não vai salvar ninguém proporcionalmente ao que a pessoa tem de bom. Deus não salvará alguém só por que esta pessoa é incontestavelmente honesta ou, o outro só pelo carisma e, ou aquele outro só pela sinceridade. Não são as nossas virtudes que nos habilita a ser salvos, mas somente, e tão somente, a FÉ que o próprio Deus nos concede para crer. Quem diz estar salvo tem que, obrigatoriamente, sentir-se constrangido a viver, mesmo sob ferrenha batalha, de maneira santificada. O que Paulo quer que os crentes, tanto de Éfeso quanto os de qualquer época, entendam é que, ninguém pode declarar ter o Espírito Santo, vivendo na contramão das sãs doutrinas bíblicas.

Paulo dá início ao cap. cinco da carta aos Efésios, confrontando o comportamento daqueles crentes. Ora, se como crentes somos declarados filhos de Deus, então nada é mais contundente que um estilo de vida que corresponda a nossa atual circunstância. Se, realmente, nos sentimos como filhos de Deus, nada mais óbvio que queiramos ser seus imitadores. Não é assim que os filhos agem em relação aos pais?

A Palavra de Deus através da inspiração concedida a Paulo, adverte severamente a não acompanharmos os que andam em desobediência e, nem compactuarmos com os que deliberadamente realizam obras das trevas. É o nosso Pai Celeste quem exige essa postura, não é um conselho de Paulo, não é uma orientação para que se tenha um ministério promissor. É UMA EXIGENCIA DE DEUS AOS QUE, VERDADEIRAMENTE, SÃO SEUS FILHOS.

Por fim, quero dirigir uma palavra especificamente aos pastores, líderes, dirigentes, obreiros e a todo crente que exerce alguma função na igreja. Neste texto bíblico, Paulo recomenda veementemente que haja prudência na nossa conduta neste mundo. Em I Timóteo, ele fala que os que estão a frente do rebanho de Deus, nunca devem esquecer que são homens limitados e suscetíveis a tentações, e que por isso devem ter constante zelo por si mesmo e pela doutrina. Nenhum pastor ou obreiro é super-homem.

Nosso Deus nunca se esquece que somos pó, mas, às vezes, nós esquecemos.

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.