"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

Remindo o tempo ao longo da caminhada.

Colossenses 4: 5
 “Andai com sabedoria para com os que estão de fora, remindo o tempo.

Infelizmente, grande maioria dos crentes possui vaga compreensão do que é dar testemunho. Muitos destes julgam que o testemunho é algo que está relacionado estritamente com o tipo de roupa que se usa e, ou com um comportamento decoroso. Porém, o testemunho do crente frente ao mundo abrange toda a sua maneira de ser, assim, ele deve dar testemunho na forma como julgas as coisas ou pessoas; na forma como expõe seus sentimentos; na forma como usa as palavras numa conversa informal; na maneira como lida com situações onde estão envolvidas questões financeiras, pois, embora pareça que não, mas somos vigiados o tempo todo.

Andar com sabedoria” nos possibilita viver tendo o cuidado de não dizer nem fazer coisa alguma que dificulte o testemunho do evangelho. Também significa estar atento o tempo todo a fim de fazermos bom uso das ocasiões que Deus nos proporciona para testemunhar pessoalmente. ‘Andar com sabedoria’ também inclui trabalhar (sendo um fiel cumpridor de todas as normas da empresa), pagar as contas (independente de qual seja o valor e quem seja o credor) e cumprir as promessas.

Só se preocupa em dar testemunho do evangelho quem é, de fato, convertido. Dar um bom testemunho do evangelho para os que ainda não são salvos não é convencer ‘os de fora’ que temos uma vida melhor do que a deles ou que somos melhores que eles. Como crentes não devemos jamais ter um complexo de superioridade santificado. O nosso testemunho não é para convencer as pessoas de fora a congregar na mesma igreja que nós, mas dissuadir os perdidos que nos cercam e trazendo-os para a família de Deus. Paulo ao falar dos ‘que são de fora’, ele está se referindo aos que ainda não pertencem a família de Deus. Jesus

Andar com sabedoria é uma responsabilidade, uma referência clara à vida diária. O mundo nos observa com espírito bastante crítico. Muitas pessoas do mundo rotineiramente estão cometendo atos ilegais e não são apontados por isso, mas quando um crente comete um deslize, por mais insignificante que seja, imediatamente é apontado e colocado em evidencia para que todos tenham conhecimento da sua falha. Não devemos ter coisa alguma na vida que coloque o testemunho do evangelho em risco.

Por fim, Paulo faz uso de uma expressão comercial – “remindo o tempo” para ilustrar nossa responsabilidade. Da mesma forma que um comerciante não perde um bom negócio, o cristão usa todas as oportunidades para ganhar uma alma para Cristo. “Remir o tempo” é fazer bom uso de todas as ocasiões oportunas.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo e Aplicação Pessoal.
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Comentário Bíblico Expositivo do Novo Testamento, Warren W. Wiesrbe

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.