"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

Devocional lição 10/ 2º trim 2017, Sábado – A humildade de Jesus.

João 13:5
Depois, pôs água numa bacia e começou a lavar os pés aos discípulos e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido

 “É a virtude de conhecer suas próprias limitações; modesto, despretensioso, simples, sóbrio, singelo, etc”. Estes são alguns significados para a palavra humilde, ou melhor dizendo, estas são as características que aplicamos àqueles a quem são humildes. Entretanto, a palavra humilde, na Bíblia, tem um significado mais intenso, pois ela não expressa somente as virtudes do homem, mas, concomitantemente, expressa também o caráter. Sendo assim, crente humilde é aquele que expressa ou reflete deferência ou submissão. 

Pelo fato de saber quem era, de onde havia vindo, o que possuía e para onde estava indo, Jesus encontrava-se inteiramente no controle da situação. Como cristãos, sabemos que nascemos de Deus, que um dia vamos para junto de Deus e que, em Cristo, temos todas as coisas; assim, devemos ser capazes de seguir o exemplo de Cristo e de servir aos outros.
O que Jesus sabia contribuiu para determinar o que ele fez. Os discípulos devem ter ficado estarrecidos quando viram o Mestre levantar-se da mesa onde ceavam, colocar de lado seu manto, envolver a cintura com uma toalha, tomar uma bacia de água e lavar os pés deles. Os servos judeus não lavavam os pés dos senhores; às vezes, os escravos gentios faziam esse serviço. Era uma tarefa humilhante, e Jesus a realizou. Um anfitrião ou anfitriã poderia lavar os pés de um convidado como sinal especial de afeição, mas não era uma prática comum.

Jesus sabia da existência de um espírito competitivo no coração de seus discípulos. Na verdade, poucos minutos depois, esses mesmos homens estariam discutindo entre si para saber qual dentre eles era o maior. Jesus lhes ensinou uma lição inesquecível sobre a humildade e, com seus gestos, repreendeu qualquer espírito de egoísmo e orgulho. Muitas vezes, confundimos os “humildes de espírito” com os “pobres de espírito”, e a verdadeira humildade com timidez e inferioridade.

Jesus é Soberano, no entanto assumiu o lugar de servo. Tem todas as coisas em suas mãos, no entanto pegou uma toalha. É Senhor e Mestre, no entanto serviu aos seguidores. Alguém escreveu que humildade não é pensar em si mesmo como alguém inferior; antes, a verdadeira humildade é esquecer-se de si mesmo. Como os discípulos naquela noite, precisamos encarecidamente aprender o que é ser humilde. As Igrejas estão repletas do espírito secular de competitividade e de crítica, enquanto os crentes discutem entre si para saber quem é o maior dentre eles. Crescemos em conhecimento, temos ao nosso alcance, cursos disto e daquilo, mas não crescemos em graça. É impressionante ver que muitos “teólogos” depois de estudarem profundamente a Palavra de Deus, afastaram-se do Deus da Palavra. “A humildade é o único solo em que a graça cria raízes. A falta de humildade explica todos os defeitos e faltas” (A. Murray).

Jesus serviu aos discípulos por causa de sua humildade e de seu amor

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.