"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

Devocional lição 10/ 2º trim 2017, Sexta-feira. Prostrados aos pés de Jesus.

Lucas 8:41
E eis que chegou um varão de nome Jairo, que era príncipe da sinagoga; e, prostrando-se aos pés de Jesus, rogava-lhe que entrasse em sua casa

Por que às vezes as orações demoram a ser respondidas? Por que em algumas circunstâncias da vida, Deus parece insensível às nossas necessidades? Existe algo que precisamos aprender por trás das longas horas de espera e da aparente indiferença de Deus? 

Ao chegar em Cafarnaum, Jesus foi recebido com grande alegria pelo povo, especialmente por duas pessoas que estavam no meio da multidão. Essas duas pessoas estavam carregando fardos pesados. Um contraste interessante envolve as duas pessoas, pois mostra como pessoas de todo tipo buscavam a ajuda de Jesus. O texto diz o nome do homem (Jairo), mas não da mulher. Jairo era um cidadão rico e importante, mas a mulher era uma pessoa humilde que havia gastado todo seu dinheiro na busca de uma cura para seu mal. O homem intercedia pela sua filha, e a mulher tinha esperanças de conseguir ajuda para si mesma, e ambos se colocaram aos pés de Jesus. Jairo havia sido abençoado com doze anos de alegria junto a sua filha e corria o risco de perdê-la, enquanto a mulher havia sofrido durante doze anos por causa de sua aflição e esperava ser, finalmente, liberta.

A mulher tinha uma necessidade secreta, um fardo que havia carregado durante doze longos anos. Era um mal que afetava seu corpo e que lhe dificultava a vida. Mas também tinha implicações espirituais, pois a hemorragia a tornava cerimonialmente imunda, de modo que não poderia participar da vida religiosa de seu povo.
Jairo, chefe da Sinagoga. Homem culto, poderoso e com muitos títulos universitários. Jairo era um profissional inteligente, famoso, admirado e rico. Aparentemente, tinha tudo que o homem precisa para ser feliz. Qualquer um que olhasse Jairo andando na rua, pensaria que ele era muito feliz. Roupas finas, carro do ano, uma casa no melhor bairro da cidade, um bom emprego, uma empresa próspera, uma boa família, respeito, consideração, nome. Jairo era o protótipo do homem de sucesso. Mas Jairo não estava feliz. Algo incomodava e machucava seu coração.

Uma situação dramática para ambos. Mas, naqueles dias, ouviu-se sobre um tal de Jesus que andava por aquelas terras e eles ouviram dizer que leprosos, com a carne caindo aos pedaços, eram levados a Jesus e eram curados. Cegos eram levados a Jesus e voltavam a enxergar. Paralíticos, que tinham vivido a vida toda rastejando no chão, eram levados a Jesus e imediatamente começavam a andar. Prostitutas eram levadas a Jesus e, Ele as olhava com amor, lhes restaurava e lhes devolvia a dignidade. Ladrões, marginais, eram levados a Jesus e, Ele acreditava neles e os transformava.
Ambos tiveram que vencer a multidão.  A mulher por causa da sua “imundícia”, estava proibida, legalmente, de estar em contato com outras pessoas, e Jairo por causa da sua posição social, talvez, não quisesse se misturar com as pessoas que seguiam Jesus, pois eram os “excluídos” da sociedade.

Em alguns momentos, temos que vencer a “multidão” que nos atrapalha servir a Jesus com mais devoção. Multidão de afazeres inúteis. Multidão de compromissos irrelevantes. Multidão de negócios sem prioridade alguma.
Devemos estar prostrados aos pés de Jesus sempre.

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.