"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

Devocional lição 13/ 2º trim 2017, Terça-feira – Jesus, a semente da mulher.

Gênesis 3:15
E porei inimizade entre ti e a mulher e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar

As palavras de Deus a Satanás são chamadas de protoevangelium, “o primeiro evangelho”, pois trata-se da primeira ocasião na Bíblia em que é anunciada a vinda do Redentor. Para o povo de Deus na antiga aliança, esse versículo era um raio de esperança; para Satanás, era a declaração de guerra da parte de Deus, atingindo seu ápice na condenação do inimigo; para Eva, era a certeza de que havia sido perdoada e de que Deus usaria a mulher para trazer ao mundo o Redentor. 

Se a reprodução de um ser humano natural já é estupenda e miraculosa, muito mais nos deixa estupefatos a forma com que “o Verbo se fez carne e habitou entre nós”. A concepção de Maria, jamais poderá ser explicada dentro da ótica humana. Podemos até imaginar como se deu, mas explicar razoavelmente, nunca.
Deus, ao pregar o “protoevangelium”, estava anunciando como se daria a aparição do Redentor: “Semente da mulher”! Ora, o Senhor já havia criado os seres humanos e, cada um, distintamente, tem seu aparelho reprodutivo. E a reprodução humana se dá através de um óvulo fecundado, ou seja, gameta feminino se funde com gameta masculino dando origem a um novo ser, e Deus não mudou a fisiologia humana para que Maria concebesse Jesus Cristo.
A “semente” implantada em Maria já estava fecundada. Miraculosamente, um óvulo de Maria foi fecundado pelo Espírito Santo e, ela se achou grávida.

Aprendemos na Biologia que alguns seres vivos (poucos, na verdade), são capazes de auto reproduzirem, pois eles produzem os dois gametas necessários para a fecundação, e isso é chamado de hermafroditismo. Nos seres humanos, segundo a ciência, existem também aqueles que produzem, em si mesmos, os dois gametas, no entanto essas ocorrências não se relacionam com estratégias reprodutivas, e sim com casos de mutação genética. Nos casos de hermafroditismo em humanos, o tratamento utilizado é a reposição hormonal e intervenções cirúrgicas para corrigir a mutação genética.
Suponhamos (fazendo especulação tresloucada) que uma mulher pudesse gerar por si só, em seu ventre, um ser humano completo, sem a necessidade da “semente” do homem (impossível cientificamente), e sem a intervenção divina, haveria um outro problema: a própria natureza da mulher. A mulher apresenta em suas células somáticas um número par de cromossomos do tipo XX e produzem apenas um tipo de gameta, com cromossomo X. Resumindo, a mulher só poderia gerar um ser humano do sexo feminino e nunca do sexo masculino.

Sendo assim, voltando na questão da “semente da mulher“, entendemos que existe um milagre completo com relação a gravidez de Maria, pois se fosse apenas pela natureza dela, como vimos acima, Jesus teria que ser, obrigatoriamente, uma mulher, no entanto, através da “semente dela” e do Espírito Santo, foi gerado um ser humano do sexo masculino – Jesus Cristo.

O evangelho anunciado por Deus no Edém, já estava todo programado. A “semente” já estava fecundada; o tempo da germinação da “semente” já estava determinado; o lugar onde a “semente” seria implantada já estava escolhido; e o Fruto que procederia da “semente” já existia: Jesus Cristo, o nosso Salvador.

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.