"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

Deus dá ao homem capacidade de fazer escolhas.

Resultado de imagem para escolherGênesis 3: 1-6
Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim? E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos, mas, do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis, para que não morrais. Então, a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que, no dia em que dele comerdes, se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal. E, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela

A liberdade para fazer o bem anda de mãos dadas com a possibilidade de causar o mal. O nosso destino não está escrito nas estrelas, nem no genoma humano, nem em qualquer outro modo de determinismo. Nós nos tornamos aquilo que escolhemos ser. Ninguém pode saber o que acontecerá no futuro.

O livre arbítrio tem sido, desde épocas remotas, enfaticamente debatido no meio teológico e por estudiosos da Palavra de Deus. Um grupo afirma que o livre arbítrio não se aplica a salvação, ou seja, o homem por si mesmo não tem vontade própria para se decidir, por outro lado, outros defendem a sua aplicação na salvação do homem, ou seja, o homem decide por si mesmo querer ser salvo. Ambos encontram na Palavra de Deus, respaldo para suas teorias, e isso nos leva a um questionamento, afinal, somos livres para decidir ou não? Quem está com a razão?

Particularmente, eu sou adepto do livre arbítrio, e dentro do meu insignificante conhecimento, defendo essa doutrina, não numa lógica racional, mas nas evidências bíblicas. Vamos partir do princípio que se Deus não houvesse nos concedido essa liberdade de escolha, inútil foi o sacrificio de Jesus, por que, se não temos a liberdade de querer ser salvos, isso nos levar a crer que fomos predestinados e se Deus, antecipadamente, já determinou quem vai ser salvo ou não, qual o significado da obra salvífica de Jesus? Estão entendendo o que quero dizer?
Se Deus, antes de criar todas as coisas, já tinha escolhido os que iam ser salvos e já tinha determinado os que iam para o inferno, Por quem Jesus morreu?

Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser. Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus

Para os que defendem a teoria do “não livre arbítrio”, esse texto de Paulo aos Romanos é fundamental e esclarecedor, fala por si mesmo, sem precisar de interpretações ou uma exegese detalhada. “Texto fora do contexto, é pretexto” essa frase reflete bem isso neste texto de Paulo. Ora, o apóstolo está falando da condição do homem como pecador, e qual é o pecador que chegou à conclusão que era pecador sem nunca ter ouvido a Palavra de Deus?

Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne. Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis

Bom, se Paulo aos Romanos escreveu que o homem não tem livre arbítrio, como pode o mesmo Paulo escrever aos Gálatas dizendo que a melhor opção que temos é andar no Espírito?

Sei que isto não é um ponto final no assunto, a minha intenção é descortinar as verdades acerca das doutrinas bíblicas.

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.