"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

A liberdade de escolher entre a bênção e a maldição

Imagem relacionadaDeuteronômio 30: 19
Os céus e a terra tomo, hoje, por testemunhas contra ti, que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua semente

Se por “livre-arbítrio” se entende que Deus dê aos humanos a oportunidade de fazer escolhas que realmente afetam o seu destino, então sim, os seres humanos têm um livre-arbítrio. O estado de pecado no mundo está diretamente associado às escolhas que Adão e Eva fizeram. Deus criou o homem à Sua própria imagem, e isso inclui a capacidade de escolher.
No entanto, o livre-arbítrio não significa que a humanidade possa fazer qualquer coisa que lhe agrade. Nossas escolhas são limitadas ao que esteja em sintonia com a nossa natureza.” (gotQUESTIONS?)

Para não fugir à regra de que muitos assuntos bíblicos são controversos e polêmicos o livre arbítrio tem sido a causa de debates inflamados entres os teólogos e estudiosos da Palavra de Deus. Cada um defende acirradamente sua tese, como se isso fizesse diferença no destino dos salvos. Não entendo o motivo que leva alguns debaterem com tanta veemência questões das quais nenhum homem tem pleno conhecimento., por que em se tratando da Palavra de Deus, qual é o homem que pode afirmar que conhece plenamente sua interpretação? Qual o sábio que pode explica-la em sua plenitude? Qual a ciência que pode detalhar todos os seus mistérios? Qual o físico que pode explicar todos os acontecimentos narrados nela? Qual a filosofia que desvenda as causas do comportamento de seus personagens? Se aceitei a Cristo com ou sem livre arbítrio, que diferença isso pode fazer na minha salvação?

Entretanto, como já disse anteriormente, estou do lado dos que defende a nossa liberdade de escolha. O livre arbítrio. Independente do seu significado literal, nos proporciona a capacidade de escolher, e isso foi Deus quem nos concedeu. Deus não criou maquinas ou robôs, que sendo pré-programados, faríamos somente aquilo que, antecipadamente, já havia sido determinado. A condição de racionais é, por si só, uma premissa do livre arbítrio. Tudo o que decidimos fazer, fazemos após uma análise dos prós e contras que a ação pode causar, isso é livre arbítrio. Os animais irracionais agem tão somente por instintos, nós, humanos racionais, podemos escolher qual atitude tomar. Irracional não quer dizer que está privado de inteligência, mas que toda e qualquer ação dele será em defesa de seus instintos. O racional, além de seus instintos agrega, a estes, sua inteligência, e com isso ele é capaz de optar entre o bem ou o mal.

A palavra de Deus assevera que o homem sob o jugo e domínio do pecado, está totalmente inclinado ao mal. Deste não pode haver nenhuma inclinação para o bem, pois todo seu corpo e alma são trevas, e eu não questiono nem duvido da Palavra de Deus, pelo contrário, concordo plenamente com ela, mas, volto a dizer que, independente do significado literal de livre arbítrio, duvido que qualquer pessoa que esteja vivendo na condição de perdido e miserável, tendo a oportunidade de saber da sua situação, não faça uma escolha. E essa escolha, tanto pode ser permanecer na situação que está ou ser tirado dela.

A nossa capacidade de optar pela salvação é tão patente na Bíblia, que o próprio Senhor nos orienta a fazer a boa escolha. Façamos, pois, como o Senhor nos orienta.

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.