"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Post do autor

Teólogos x Palavra de Deus.

Imagem relacionada

Fico extremamente desconcertado diante das declarações de alguns renomados “pregadores” e “estudiosos” da Bíblia dos nossos dias. Pessoas com um vasto conhecimento da Palavra de Deus e influentes no meio evangélico, fazem declarações a respeito de assuntos relacionados a teologia bíblica, afirmando com extrema veemência sua opinião, levando os que a leem, estarem convictos de que a verdade pertence a eles.

Opa! Espere um pouco. Não sou contra o conhecimento teológico. Não sou um religioso radical extremista, que acha que o conhecimento é desnecessário, muito pelo contrário, aprecio e valorizo o conhecimento. Entretanto, sou radicalmente contra os que ao adquirirem o conhecimento passam a desprezar o intérprete da Palavra de Deus, eu penso que, com ou sem o devido conhecimento, devemos sempre pedir o auxilio deste intérprete.

As vezes, vejo alguns destes “estudiosos” falarem com muita propriedade determinado assunto bíblico,  que fico deslumbrado com a desenvoltura com que eles expõe o assunto em questão. Falam com tanta seriedade e autoridade, que outro pensamento não vem a cabeça, que não seja: “Que homem de Deus! Que pessoa abençoada! Precisamos de mais pessoas com esse conhecimento.” Mas, da mesmo forma que o deslumbre vem ele vai e, a decepção toma seu lugar, pois tais pessoas declaram com maior orgulho que não pertencem a nenhuma igreja, ou seja, não estão ligados ao corpo de Cristo.

Pedro e João , quando pregavam o evangelho ao povo, foram interrogados a respeito da autoridade com que falavam aquelas coisas: “Em nome de quem vocês pregam e ensinam tais coisas?”
Quero que você pare e reflita um pouco. Que crédito teria a Bíblia se todos os homens que foram usados para escreve-la, tivessem escrito o que lhes era próprio? Seria a Bíblia infalível se ela contivesse apenas “opiniões”, “conceitos” e “teorias” humanas? Poderiam os escritores da Bíblia discorrer algum assunto espiritual, estando fora do Espírito? Acredito que todas as suas respostas a todas as perguntas que fiz é um enfático NÃO!

Não estou negando a inteligência e sabedoria dos “pregadores” e “teólogos” da nossa atualidade, mas a pergunta que faço a eles é a mesma que foi feita a Pedro: “Com que autoridade você prega ou ensina tais coisas, não estando ligado a nenhuma igreja? Em nome de quem você está falando?”
Se você não está inserido no corpo de Cristo, todo o seu ensino é apenas teórico, não devendo ser consubstanciado com a Palavra de Deus. Você não está autorizado a ensinar ou pregar algo que conhece teoricamente. Só a sua formação acadêmica não te credencia a falar das coisas espirituais. Ninguém passa a conhecer Deus em cadeiras das faculdades.

Termino  assegurando que não sou contra a busca do conhecimento, mesmo porque sou um “explorador” de conhecimento, mas todas as vezes que deparo com alguma coisa que diverge da Bíblia, imediatamente, desprezo a pesquisa. A todo tempo devemos buscar o conhecimento. O que não podemos fazer é, ao encontra-lo, desprezar a Palavra de Deus e julgar que somos capazes de falar e ensinar por conta própria.

Apega-te à instrução e não a largues; guarda-a, porque ela é a tua vida.”

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.